Breaking News

SEPETIBA COMEMORA 454 ANOS DE FUNDAÇÃO, COM A REINAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE YEMANJÁ.






 Princesinha da zona oeste, o Bairro de Sepetiba, se destaca por ser bem afastado da zona central do Rio de Janeiro , e tem seu dia a dia próprio.

Um bairro que completa hoje 454 anos de fundação, mais que não se isenta dos grandes problemas de infra estrutura, falta de transportes, quase nenhuma mobilidade urbana, saneamento básico, asfalto, iluminação, segurança publica e a falta de crescimento social .
Mas junto esta comemoração , o destaque foi a oportunidade de vê e participar ,com a presença da Secretária Municipal de Conservação Ana Laura, da Subsecretária de Cultura Ericka Gavinho, do Sub Prefeito da Zona Oeste Edinho Menezes, da Gerente de Monumentos e Chafariz Sra. Vera Dias, do Coordenador de Diversidade Religiosa Erinaldo Peixoto, representantes da Comlurb, da CET Rio, através de encaminhamento e a articulação realizado pelo Coletivo Presente à Yemanjá de Sepetiba, foi restaurada e reinaugurada a imagem de Yemanjá localizada na Praia do Recôncavo.
Segundo Coletivo do Presente à Yemanjá de Sepetiba, na fala da Yatemi Flavia D Òsún, foi um grande empenho de todos do Coletivo e contou com a sensibilidade da Secretaria Sra. Ana Laura junto a Gerente de Monumentos e Chafariz Sra. Vera Dias que deram prosseguimento e a execução da obra pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
A Secretaria Ana Laura destacou o empenho do Prefeito Eduardo Paes em valorizar a cultura e os movimentos sociais da Cidade.
Segundo Mãe Flavia a imagem foi restaurada pelo artista plástico Lucas Esteves Ururahy e Sepetiba ainda pode contar com a reforma e a revitalização da Pracinha da gruta de São Jorge em frente a imagem , que ganhou a reconstrução da calçada com pedras portuguesas e a iluminação da Rio Luz com um refletor para iluminar a imagem a noite, além de melhorias do entorno da escultura , revitalizações dos brinquedos , recuperação dos bancos , pinturas dos postes e a implementação da nova iluminação, e também a gruta passou por limpeza, pintura e a reconstrução do jardim ao seu redor.
O Presente à Yemanjá é conhecido e antigo , pois sempre é realizado no segundo domingo do mês de fevereiro , já que o dia oficial de sua comemoração religiosa é no dia 02 de fevereiro , dia que se é comemorado também o dia de N.Sra. dos Navegantes que no sincretismo religioso da Umbanda representa a senhora do Mar , Mãe Yemanjá.
Não faltaram as cobranças pois foi relatado ao Sub Prefeito da Zona Oeste Sr. Edinho Menezes as dificuldades de Transportes nos bairros de Santa Cruz e Sepetiba , além da falta de recolhimento de lixos que são criadas nas mais variadas estradas e vias da Zona Oeste , com uma quantidade enorme de entulhos e lixo e que deixam a desejar ainda na atual administração .
Mãe Flavia e o Promoter Yango relataram ao Sub Prefeito da Zona Oeste a troca do nome do calçadão de Campo Grande para Bispo Daniel Malafaia, que não foi com a consonância dos moradores da Zona Oeste e solicitaram uma agenda para tentar demover através da Subprefeitura esta idéia de se colocar um nome de um Evangélico , desconstruindo a historia e a cultura do bairro de Campo Grande. Foi dito também que já existe um abaixo assinado com quase 1.500 assinaturas além do apoio das mais variadas instituições religiosas e sociais contra esta mudança, até mesmo porque segundo a Constituição, o País é Laico.
O Evento contou com a presença de 60 pessoas e não foi amplamente divulgado para evitar as aglomerações seguindo as normas de seguranças da área de saúde do Município.
Junto ao Poder Publico estiveram presentes diversas lideranças das Nações : Djdjê, Keto , Angola , Efon e Umbanda , seguidores , curiosos e simpatizantes as Religiões de Matrizes Africanas e Afro – Brasileiras.
Um barco pôde levar as autoridades e algumas lideranças até a imagem , uma roda foi formada na areia ao som dos atabaques e foram entoados cântico a Mãe Yemanjá.
Odoya , Eruya , odoyá !

Postar um comentário

0 Comentários