Quantas pessoas conhecemos que são da religião, mas não sabemos ???
Algumas não se sentem confortáveis em destacar suas crenças, outras por problemas com a família, muitas por vergonha e medo de sofrer preconceito.
O importante é saber que quando escolhemos uma religião seja de Matriz Africana ou Umbanda, já estamos sendo vistos pelos olhos do colonizador como praticantes do Mal, e com alguma noção do Diabo que escolheu segundo estas pessoas tudo aquilo que é pertencente ao povo Africano.
Quando escondemos nossa religião Umbanda/Candomblé e agimos como agentes secretos, estamos reforçando que ela é errada, claro, existem situações e situações, não vamos começar uma guerra familiar por conta de expormos crenças.
Um dos ensinamentos de nossa crença é preservar a família, ancestralidade.
Não tendo uma situação como essa, devemos sim usar nossos fios, demonstrar afeto religioso com nossos Deuses e entidades.
Afirmando assim que, se é bom para mim, será bom para outras pessoas. Quando mostramos que nossa religião não é nem de perto aquele show que vemos na tv em alguns canais religiosos, elas imediatamente deixam a ignorância e passam a vislumbrar um outro mundo.
Quantas pessoas já tiveram uma ideia de que Exu era um diabo e hoje pensam e sentem diferente.
Ser Umbandista também fora de nosso terreiro, em uma palavra de conforto, em um sorriso, em um axé dado, em um Oxalá abençoe, ou no grito de Laroye na rua.
Não esconda aquilo que lhe faz bem, a opinião de outras pessoas não interfere em seus sentimentos, incluindo a minha.
Axé
Fabio Atori
0 Comentários