Exu Ijelu é uma das denominações de Exu, um orixá do panteão africano que atua como mensageiro entre os humanos e o divino.
É um gerador de riqueza no astral
A sua simbologia é a pedra da fortuna (Òkúta ti àbáfú)
As suas cores são vermelho, preto e branco
As suas oferendas são frutas ácidas (Èso àwon kíkan)
Exu como mensageiro
Exu é um orixá primordial, um dos primeiros Orixás
Exu é um orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano
Há muitos Exus no Candomblé. Este no entanto, mencionado no mito, tem um caráter específico. A sua função na cosmologia relaciona-se com o crescimento e a multiplicação dos seres diferenciados...
Seu emblema é o òkòtó, um caramujo que se desdobra em helicoidais sucessivas, sendo apropriado para significar tudo que cresce e se multiplica...É um servidor de Oxalá. Sua cor é o preto. Jélú ou Ijelú ou ainda Ajelu é um nome que significa "aquele que é èlú, isto é, preto. Pois èlú ou aró é o pigmento azul escuro extraído das indigóferas, com que se fabrica o wájì.
"Diz que Oxum fez o primeiro iyaô. Pegou uma galinha d'angola e pintou ela toda com efum. Depois fez o osùu e botou, também o ikodidé na testa. Na cabeça. A conquém voou, então, e foi pro mato. Lá Exu Igelú ou Jélú, encontrou com ela e fez um trabalho. E aquela pena ficou dura. E o osùu ficou duro. E as pintas ficaram permanentes. E ela nunca mais mudou."
Oxum fez, Exu fixou.
Exu representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina
Exu no vodu
No vodu haitiano, Exu é chamado de Papa Lebá e Petro, Maitre Carrefour ("dono da encruzilhada")
Na República Dominicana, é cultuado como vodum Lebá
Em Trindade e Tobago, é cultuado como Exu
0 Comentários