Candomblé , é só um desabafo.
Para tudo no candomblé tem-se uma reza ou um fundamento. Não importa quantos anos a pessoa esteja no axé, o quanto ela estude, se não passou pelos oros, não foi raspado e adoxado, ela não é yawo! Se pudesse tudo, não se faz necessário a iniciação.
- Respeite a Hierarquia!
Pouco importa se você não gosta do Ogan, se você não fala com seu Pai Pequeno... Se está no Xirê e tocou para o Santo (seu ou dele) é SUA OBRIGAÇÃO permanecer na roda! O candomblé não chegou onde chegou, não resistiu a tudo para se perder por causa de picuinhas e falta de educação. A regra é clara: Cargos precisam ser respeitados e ponto final!
-Respeite seu irmão!
Se for mais velho que você, respeite em dobro. Não se levanta a voz, não se dá fora... Quem é morada de Orixá não pode tratar os outros como animais! Se você é o mais velho, trate com carinho quem acabou de chegar, pois vale lembrar, que um dia, você também foi o mais novo!
-Você só é de tal Orixá depois que raspa!
Você pode ter feito 15 jogos e na hora da feitura mudar o Santo, simples assim! Você só é daquele Santo, quando raspa e dar de comer, fora isso você é “amparado” por ele. Entendeu ou não a diferença?
-Preceito quebrado não pode ser reparado!
*Preceito é coisa séria, é um elo de confiança entre a pessoa e o Orixá! Isso não quer dizer que você irá morrer, quer dizer que NADA SERÁ COMO ERA ANTES!
-A voz do Babalorixá / Iyalorisá é a voz do Orixá no terreiro!
Não importa se está errado ou certo, seu Baba ou Iyá mandou, você faz! Se estiver certo, ótimo! Se estiver errado, quem será cobrado é o Baba ou a Iyá que lhe instruiu errado! O que não pode nunca existir é falta de respeito com quem deu a vida ao seu Orixa e fechou teu ciclo te dando direitos e deveres dentro da religião. Lembrando que todos são humanos e por isso é propício a falha, então não cobre perfeição de ninguém se você também não é perfeito!
-Não existe Santo feito errado!
Existe Santo feito sem fundamento, mas santo feito errado não existe! Se virou no Santo, deu de comer, Santo confirmou... Então é o Santo certo!
-Santo não é burro e nem marionete!
Não tem essa de que a sua vida ta virada porque na sua obrigação não teve o fundamento tal que era feito antigamente, ou porque não teve aquele oro que você sabe que existe porque leu na internet. Lógico que todo Orixá tem seus fundamentos e preferencias, mas se ele se permitiu nascer em determinado Axé, ele sabe das limitações daquele Ilê. Orixá existem antes da fundação do mundo!
-Yawo é quem segue o Adjá e não o Adjá que segue o Yawo!
Santo é Santo e é uma força livre! Correto! Mas o Orixá iniciado em cada casa aceita as doutrinas e diretrizes daquele Ilê, então ele irá se comportar de maneira adequada. O que mais tem é Santo de Yawo, dando uma de ebome no salão. É feio!
Vamos observar e começar a deixar a vaidade em casa quando for para o Xirê!
- Não cuspa no prato que comeu!
Se aquele Ilê não for o seu lugar, procure seu caminho, mas não saia por aí denigrindo a imagem de ninguém, pois aquele chão já te serviu um dia. Não saia falando mal da religião, ou do terreiro, não manche mais a reputação de uma religião tão discriminada só porque seu caminho é outro.
Não existe Candomblé de “antigamente” e o “de hoje em dia”, o que existe são pessoas mal-educadas entrando na religião por pura vaidade! Acham que hierarquia é bobeira e que tudo de errado na vida é culpa do zelador. Me poupe!
"ORÍ ENI NÍ UM'NI J'OBA!"
Texto de Castelo de Oyá Sonan
0 Comentários