Desde o século II que alguns cristãos dedicavam orações aos seus mortos. Mas, foi no século XII, que ao dia 2 de novembro passou a ser a data oficial dos finados. Contudo, o culto aos mortos é marcante em todas as culturas humanas desde tempos imemoriais.
É um dia sagrado, pelo respeito à memória dos nossos antepassados, que tanto se empenharam para a edificação de nossa Fé (tenha essa Fé a origem que for).
Na Umbanda - e de muita gente que conheci no Candomblé, também! - o Dia de Finados é um dia muito especial. Acorda-se bem cedo. O banho de amaci é feito antes de se defumar toda a casa. Um dia de jejum ou de alimentação frugal. Usa-se roupa branca. Não se come carne. Não se varre a casa ou o quintal. As tarefa domésticas são reduzida ao mínimo possível. Não se deixavam roupas estendidas no varal Nenhum animal é sacrificado. Não se ouviam músicas. Silêncio, comedimento nos gestos e reflexão, eram a conduta desse dia.
Nada tem a ver com medo ou superstição: é um dia - um dia! - para relembramos e homenagearmos aqueles que vieram antes de nós.
2 DE NOVEMBRO DIA DE FINADOS. E A UMBANDA .....
Dia 2 de novembro temos o tradicional dia de Finados, sincretismo presente na Umbanda, esta data também nos têm grande importância: é quando louvamos a força do Divino Orixá Omulu, Senhor da Morte e das transições no Universo.
A Umbanda, em sua doutrinação se apega intensamente na vida, ou seja, em como devemos nos comportar enquanto encarnados para então, quando chegar a hora do desencarne, garantir um bom lugar nas esferas espirituais.
Para a Umbanda, a morte do corpo físico não é o fim da vida. Entende-se apenas como o fim de um ciclo, ou seja, passagem encarnatória; após o ato de morte física do ser desencarnado, este será encaminhado para uma esfera espiritual condizente com seus atos e vibração emocional acumulada durante a passagem no corpo fìsico. Já no plano astral o indivíduo conforme seus passos terrenos será encaminhado à seu local de vibração ou seja se vibra no ódio para locais odiosos irá se vibras no amor esse estará em uma morada de amor
Então, nada se acaba com o fim da vida física. Quando o corpo perece, este é o fim de uma etapa e o inicio de outra. O umbandista deve se preocupar com o que cria na sua vida, pois já pode desconfiar do resultado no desencarne.
No entanto, a crença no reencarne é a explicação do resgate dos débitos e aprendizado constante do ser.
No Dia de Finados é fundamental que o umbandista, realize o culto ao Divino Orixá Omulu, faça suas orações peça luz aos que já se foram e proteção , solicite ao Pai Omulu que ilumine a todos, pois se algum antepassado estiver precisando de ajuda por estar perdido nas questões emocionais e ainda não ter alcançado a luz, pode ser oportuno de acontecer este resgate e aquele que já estiver em situações privilegiadas então se sentirá gratificado pelas vibrações, além de ser o momento de demonstrar gratidão aos antepassados que promoveram a sua. Portanto irmãos respeite esse dia, faça seus procedimentos antes de entrar no cemitério, reze muito pelis seus entes queridos e aproveite para fazer uma reflexão sobre como estamos vivendo nessa nova oportunidade de evolução.
Axé na todos.
0 Comentários