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Makó

Já coloquei outros textos falando a respeito da importância do som para nossa religião, independente da nação, falei em outro texto também, sobre a existência da egrégora. Se você não leu estes textos recomendo para que possa absorver melhor este.

Dentro da egrégora um dos sons que emitimos é o som das palmas. Este som precisa ser realizado de forma rítmica e em sincronia com o toque proferido pelas Jingoma (atabaques), uma das coisas que mais quebra a egrégora (além da falta de sinergia no pensamento) é a palma fora do ritmo. Aquelas palmas no padrão capoeira então (um, dois, três.... um, dois, três) é de fazer qualquer cantador e tocador perder o ânimo (acho que nem o Santo da conta...rsrsrs).

Existe uma palma que é executada pelos adeptos do candomblé de Angola que denominamos de Makó/Tunda/... e é universalmente chamado de Pawó/Paó.

Makó não é um simples bater de palma, ele tem diversas variações litúrgicas e familiares.

- Tem Makó 3 por 4;
- Tem Makó 3 por 7;
- Tem Makó com 3 palmas e a continuidade com diversas palmas mais baixas até o "som sumir";
- Tem Makó 3 por 6;
- Há quem diga até que tem Makó específico por divindades;

Realizamos o Makó para diversas situações:

- Ao finalizar determinadas obrigações;
- Ao iniciar determinadas obrigações;
- Ao terminarmos de proferir determinadas rezas;
- Ao terminarmos um festejo;
- Ao nascer de um iniciado;
- Existem rezas específicas para ser realizar o Makó

Dentro do culto as mãos são sagradas, em alguns casos funcionam como canalizadores de energias. Alguns seguimentos consideram as mãos como receptores e dispersadores de energia, onde uma recebe energia e a outra ao mesmo tempo dispersa.

As mãos ou a mão estendida diante das divindades, para além do respeito, buscam a canalização da energia emitida.

Makó não é uma palma como outra qualquer.

Makó é a sonorização rítmica do apresentar-se do meu ancestral para o seu ancestral.

Tenha um excelente dia !

Bença a quem for de direito !

Tata Kasulmebê
 



 

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