Com o objetivo de fortalecer o turismo religioso de matriz africana, a Secretaria de Turismo da Bahia assinou, nesta terça-feira (20), a ordem de serviço para a recuperação de nove terreiros de candomblé, em Salvador; e um templo, em Camaçari. A iniciativa faz parte das ações do projeto Agô Bahia e contará com um investimento de R$ 268,5 mil.
Para a iyakekerê do Terreiro do Gantois, Ângela Ferreira, “essa iniciativa é uma vitória da comunidade de santo, um reconhecimento do nosso potencial religioso, espiritual e cultural, que vai nos ajudar na manutenção da nossa casa, que recebe milhares de turistas todos os anos”.
Serão atendidos pelo projeto Agô Bahia os terreiros Casa Branca, Gantois, Ilê Axé Opô Afonjá, Bate Folha, Zoogodô Bogum Malê Hundó, Ilê Maroialaji Alaketu, Ilê Axé Oxumaré, Ilê Asipá e Hunkpame Savalu Vodun Zo Xwe, em Salvador; e o Manso Kilebemkueta Lemba Furamon, em Camaçari.
Ainda como parte dos esforços em prol do fortalecimento das religiões de matriz africana no estado, a Setur-BA também está elaborando o roteiro de visitação aos terreiros, com orientações aos turistas sobre como participar das manifestações religiosas.
* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
0 Comentários