Breaking News

DOIS CASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. PROFISSIONAL DE OBRAS QUEBRA IMAGENS SAGRADAS EM SANTA CRUZ, E FUNCIONÁRIO DO IFOOD INSULTA CANDOMBLECISTA EM PIEDADE.


 Mais uma vez os Casos de Intolerância Religiosa continuam crescendo no Rio de Janeiro, e pouco, ou melhor, nada se faz para deter estas atrocidades contra o Povo de Matriz Africana e Afro Brasileira. Inúmeras Instituições Governamentais nos Governos Federal, Estadual e Municipal, que até agora não disseram a que vieram e a que se propõem.

Várias reclamações chegam a nossa Redação, onde as vitimas reclamam do não funcionamento da DECRADI- RJ (Delegacia Especializada de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância Religiosa do RJ) nos fins de semana, a falta de aparelhagem na delegacia, o pouco número de policiais e a boa vontade na resolução e a morosidade da Policia e da Justiça também desanima as vitimas. A maioria fala em diligências , fragrantes que dificilmente acontecem e tem casos que existem 02 ou 03 “ B.Os “ de um mesmo caso.
O fato agora ocorreu em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste, região esta que ocupa o primeiro lugar na Cidade do Rio de Janeiro em Casos de Intolerância.
Segundo os relatos, o fato ocorreu com a Mãe de Santo conhecida dentro dos Ritos do Candomblé por Doné Verônica D Yansã (Doné porque fora iniciado no Candomblé pela Raiz de Djedje) , moradora do bairro da Zona Oeste , o segundo bairro maior e mais populoso desta Região , e onde tem um grande numero de Terreiros de Candomblé e Umbanda.
Mãe nos conta que vivendo uma vida muito corrida devido aos preparativos dos seus 40 anos de iniciada dentro Candomblé Fluminense Brasileiro, muito cansada e exausta, deparou com suas imagens sagradas destruídas em sua casa. Tudo ocorre depois de Mãe Verônica ter contratado um Profissional de Obras domiciliar, onde este Profissional acertou de executar os reparos sozinho na casa, e para surpresa de Mãe Verônica quando ao chegar em Casa se depara com a Cena onde as imagens de seus Exus ( guardiões ) todos quebrados , a Casa de pai Ogun toda danificada e remexida, tudo muito triste diz a vitima , anos de trabalho e dedicação , e vem uma pessoa em questão de minutos destrói tudo!
Mãe diz que imediatamente os vizinhos acionaram a Policia, que conseguiu no flagrante da ordem de prisão ao Profissional de Obra. Logo após Mãe se direcionou a Decradi Rj , para realizar e registrar o Boletim de Ocorrência, levando fotos e vídeos registrado num aparelho celular. Mãe clama por Justiça, e deixa bem claro: “temos que dá um basta nisso”, isto tem que acabar, isto é crime.
INSULTOS A UMA CANDOMBLECISTA FEITOS POR UM FUNCIONÁRIO DO IFOOD EM PIEDADE NO RJ.
Seis dias depois deste episódio em Santa Cruz , agora foi no bairro de Piedade , onde Dona Maria de Fátima foi insultada por um funcionário da Ifood.
Segundo relatos da vitima , Dona Maria de Fatima solicitou um pedido através do aplicativo do Ifood, e assim que chegou foi atender a porta para receber seu pedido e efetuar o pagamento. Dona Maria estava com suas vestes brancas de sua religião ( candomblecista ) de contregun( itens sagrados para o corpo ) , seus fios de contas de seus orixás no pescoço , somente por estar assim ,ao vê –la , o funcionário do Ifood a insultou , não agrediu fisicamente , mas a insultou com palavras : “ Sai pra lá macumbeira “ , retornando a loja e dizendo que ela iria fazer macumba para ele e para loja. Dona Maria disse:
- gente! Ato totalmente descabido e sem lógica.
Eu estava dentro de minha Casa, solicito um lanche, e por estar com as minhas vestes habituais, sou ofendida por um profissional que nunca vi na minha vida, onde fui abrir a porta para receber e pagar a refeição acontece isso comigo. Dona Maria muito chocada e abalada, não tinha palavras, mas o pensamento era único que vem a mente é que não posso me calar, embora deteste conflitos. Quantas pessoas passam por isso hoje no Rio de Janeiro e se sentem como eu, destruída, arrasada? E esta é o sentimento de uma pessoa vilipendiada de sua Fé, até quando?
Cansados e exaustos assim estão a maioria dos adeptos, simpatizantes e seguidores das Religiões de Matrizes Africanas. Até quando o descaso vai continuar?
O Estado do Rio de Janeiro ocupa a primeira posição entre 27 Estados da Federação em Casos de Intolerância Religiosa, o que de fato e de Direito é realizado para eximir este preconceito entre a Sociedade ?
O Racismo Religioso ocupa todos os quatros cantos deste Estado , temos vários exemplos de atrocidades não só na capital ,mas como em Nova Iguaçu , Duque de Caxias , Nilópolis , Belford Roxo , Campos , São João de Meriti , Região dos Lagos e por ai vai , mas 50% dos Municípios do Rio enfrentam estes problemas de Intolerância Religiosa ,e o maior medo de sua população e enveredarmos para o Etnocídio Religioso( destruição da civilização ou cultura de uma etnia por outro grupo étnico).
Poderia se organizar uma Força Tarefa com as Participações dos Setores: de Segurança , Educação , Cultura , Direitos Humanos , Desenvolvimento Social ,Igualdade Racial , Saúde , Ministério Publico, OAB e Diversidade Religiosa, dos três poderes do executivo (Federal, Estadual e Municipal).
AGEN AFRO SE ENCAMINHA PARA 20 ANOS !
A Rede Agen Afro se encaminha para os 20 anos de existência , divulgando , denunciando , sugerindo , colaborando de todas as maneiras, mesmo diante das dificuldades, tentando encontrar formas e soluções para fazermos entender que não suportamos mais esta situações em nossos convívios, dentro de nossos lares e perante a Sociedade Brasileira.
Organizamos-nos Politicamente, em ponderamos as nossas Lideranças, dá voz ao Negro , valorizar a sua Cultura e toda a sua contribuição para a formação desta Nação chamada Brasil , são tarefas árduas pra quem acredita e muito difícil de aceitar pra quem é intolerante , racista e preconceituoso.
A batalha é difícil, mais não desistiremos com facilidade, somos afro descendentes, foram quase 500 anos de escravidão, 135 anos de uma abolição fajuta, ilusória, falsa e que de fato nunca aconteceu , somos um País com 58 % de População Negra , esta terra é nossa e de nossos antepassados e ancestrais , ele foi arada e preparada para nós , precisamos seguir as nossas metas e ideais , valorizar a memória de todos que sofreram por nós.
Devemos continuar a nossa jornada , não desistirmos e nem pararmos , porque um erro repetido mais de uma vez , é uma decisão , pois quando você se cala , se omite e não se decide , claramente você esta dizendo que está ao lado do opressor ! Somos Lideres, e lideres não cortam asas, lideres ensinam a voar!
Abre as Asas sobre mim, ó senhora Liberdade!

Postar um comentário

0 Comentários