Até 15 de junho é possível se inscrever para uma bolsa para afrodescendentes da ONU. O programa oferece bolsas para um curso sobre direitos humanos em Genebra, na Suíça. O curso acontece de 21 de novembro a 9 de dezembro de 2022.
O Programa Anual de Bolsa para afrodescendentes é parte das comemorações pela Década Internacional de Afrodescendentes. O objetivo da ONU é oferecer uma oportunidade de aprendizagem intensiva a pessoas de ascendência africana em questões de direitos humanos. Os tópicos de estudo do curso incluem direitos humanos, formas de discriminação racial, acesso à justiça, perfilamento racial, entre outros.
O curso sobre direitos humanos da ONU
Durante o curso, que dura cerca de três semanas, os bolsistas aprendem sobre os mecanismos legais antirracismo da ONU e promovem a capacitação para combater a discriminação racial. Após o encerramento do programa, atuam nos seus países com iniciativas de conscientização sobre direitos humanos para a sociedade civil. Os bolsistas também podem virar colaboradores e contribuir com a ONU em outras frentes.
O objetivo da bolsa para afrodescendentes da ONU é fortalecer as habilidades dos participantes para contribuir com a proteção e promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países. Os participantes serão equipados com as ferramentas necessárias para melhorar o desenvolvimento de legislação, políticas e programas; fortalecer a colaboração da sociedade civil com os governos; e realizar atividades locais de conscientização.
O que é a bolsa para afrodescendentes da ONU
O programa de bolsas para afrodescendentes é um treinamento intensivo em direitos humanos para afrodescendentes que estão engajados na promoção dos direitos dos afrodescendentes. O treinamento acontece uma vez por ano no Gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos em Genebra.
O programa de bolsas oferece aos participantes a oportunidade de:
- Conhecer e aprofundar sua compreensão da lei internacional de direitos humanos e do sistema de direitos humanos da ONU, a estrutura internacional para combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância relacionada, e questões interseccionais com foco nos afrodescendentes;
- Fortalecer as habilidades no desenvolvimento de propostas de projetos, entrega de apresentações e envio de informações aos mecanismos de direitos humanos;
- Obter exposição em primeira mão aos mecanismos de direitos humanos;
- Reunir-se com uma ampla gama de atores.
Como é bolsa para afrodescendentes da ONU
As bolsas incluem a passagem aérea de ida e volta, seguro-saúde e um subsídio para cobrir despesas com acomodação, alimentação e outras. Entre os requisitos para participar do programa de bolsas para afrodescendentes da ONU, estão:
- Ter ascendência africana;
- Ser fluente em inglês ou francês;
- Ter no mínimo quatro anos de experiência profissional na promoção dos direitos afrodescendentes;
- Fazer parte de uma organização que trabalha em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias.
Candidatura e seleção para as bolsas de estudo da ONU
Para se inscrever, é necessário que o candidato envie por e-mail (um único e-mail) para ohchr-africandescentfellowship@un.org os seguintes documentos:
- Currículo;
- Carta oficial da organização onde trabalha certificando o seu estatuto;
- Formulário de candidatura preenchido, assinado escaneado;
- Cópia do passaporte;
- Carta de motivação (máx. 500 palavras).
A seleção irá levar em consideração o equilíbrio de gênero e de origem dos concorrentes. A situação dos afrodescendentes no país do candidato também influencia a seleção. Todos os documentos enviados devem estar em inglês, francês ou espanhol.
A seleção pro curso de direitos humanos da ONU
A seleção dos bolsistas para o curso de direitos humanos da ONU na Suíça refletirá o equilíbrio regional e de gênero. A situação dos direitos humanos dos afrodescendentes nos respectivos países também será levada em consideração.Segundo o site oficial do programa, devido ao volume de mensagens, os candidatos não receberão confirmação do recebimento da candidatura e apenas os candidatos pré-seleccionados serão notificados.
Desde 2011, a bolsa para afrodescendentes da ONU já selecionou 130 fellows de 39 países diferentes, incluindo o Brasil.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Fonte : Partiu Intercambio por Jaqueline Crestani - 05.05.22
0 Comentários