Breaking News

NZAMBI NÃO É DEUS


 Como a grande maioria dos angolanos, também cometia o desparate de traduzir Nzambi por Deus, até perceber que era indolente de mais para captar a frequência de Nzambi.

As diferenças entre NZAMBI E DEUS são completamente notáveis aos olhos de quem pode ver. Mas ver aqui, não é propriamente um exercício que vais fazer com os olhos físicos. Mas sim, com os olhos da mente. A terceira visão composta por olhos metafísicos.
NOTÁVEIS DIFERENÇAS ENTRE NZAMBI E DEUS.
Nzambi não é nem homem, nem mulher. Nzambi é uma combinação entre o sagrado feminino e o masculino. Nzambi é uma energia ANDRÓGINA que combina unitariamente
NZA e MBI numa coexistência pacífica no qual um (sagrado feminino), não pode existir sem outro (sagrado masculino). Se por exemplo Nzambi fosse pessoa, assumiria uma característica física ANDRÓGINA. isto é: metade homem, metade mulher. Mas Nzambi não é nem homem nem mulher. Porém é uma energia que combina dois polos. Positivo e Negativo pra dar luz na tua casa.
Quanto a Deus, a tradição judaico-cristã lhe apresenta como homem. Esta mesma tradição por meio de seus escritos antropomorfiza Deus.
Vejamos o que diz a bíblia sa(n)grada:
Romanos Cap. 9-11: Os gêmeos (Jacó e Esaú) ainda não tinham nascido, nem cometido bem ou mal...
Capítulo 9-13: ... (Deus disse): amei a Jacó e aborreci a Esaú...
OBS: Aqui Deus mostra que tem hábito humano, que odeia alguém mesmo sem lhe fazer nada. ELE (Deus) se aborreceu de Esaú antes do coitado nascer.
Em nítido constraste, Nzambi não luta com ninguém, não se aborrece de ninguém, não engravida mulher de ninguém e não chama a ninguém de meu filho.
As palavras Deus e Divus se desenvolveram de Deiwos que significa céus, celestial ou brilhante. É um termo do latim e foi mediante este princípio que o Ngweta pra completar a sua ideia de um ser divino começou a chamar Dyeus Phater – sendo que Dyeus é “céu”, e Phater é “pai”. É assim: do ponto de vista linguístico o Dyeus Phater consta do panteão linguístico proto-indo-europeu, e não nem nunca do padrão linguístico Congo-Níger.
Isto é pra dizer que: se você enquanto cristão disser somente Deus, estás somente a dizer céus. Por isso quer a septuaginta, quer a vulgata trouxeram sempre a palavra SENHOR DEUS, que significa Senhor dos céus. Evitando ao máximo chamar apenas Deus-Céus (apesar de terem feito).
Então estima-se que o latim tem entre 2700 à 6.000 anos (na melhor das hipóteses). Pois se o latim tem tão pouco tempo, Deus, mais uma vez, não pode ser Nzambi. Porque Deus tem muito pouco tempo de vida semântico-existencial. Nzambi vem há milhões de anos, é só vermos a longevidade histórica de pedaços sagrados como o Ndongo e o Kongo. E ainda a inspiração enérgico-vibracional de Nzambi na construção onomástica da ZÂMBIA.
CONSELHOS ÚTEIS:
Estuda para aprender, aprende para compreender e compreende para julgar.
Quando digo estuda, não é sentar numa carteira e aprender essas ladainhas escolásticas definidas pela UNESCO. Não, não. Aquilo lá não é estudo, aquilo é uma formatação do teu sistema de aprendizagem para a castração da tua geografia pensante. Onde você só pensa europeizadamente.
PANAFRICANIZA-TE
Texto de: PICK NGUDIAKAGE
Portal Áfrika, aqui a salvação é colectiva!

Postar um comentário

0 Comentários