1-Origem: Em Ejigbo o assentamento de Obatala cultuado por Ogiriniyan terminou chamado de "Orisa Ogiriniyan". Esse nome foi abreviado simplesmente para OGIYAN.
2-Uma mitologia: Em Ejigbo, conta-se que Ogiyan andava sempre com um pilão amarrado às costas. Viajava muito, sempre vitorioso em guerras por todo o território Yoruba. E os incautos que ainda não conheciam a fama do grande Olorogun, o Senhor da Guerra e comedor de inhame pilado com epo pupa, perguntavam perplexos: “Por que o Senhor anda sempre com esse pilão nas costas?” E Ogiyan costumava responder: “Se não for para fazer inhame pilado, será para fazer a guerra!” Até hoje, quando a mão de pilão açoita, os inimigos viram pó.
3-Um ritual: Durante ritual no Palácio de Ogiyan (Ejigbo -Nigéria), as rainhas tocam agogo enquanto outras mulheres da família real fazem uma dança com movimentos que lembram o ato de pilar inhame.
4-Saudações: EPA OSA! OSA EPA! OLOROGUN ! EPA AJAGUNAN!
5-Olorogun : “O grande senhor da guerra” (Olorogun) é quem lidera as nossas batalhas’. Seremos sempre vencedores.”
6-Ajagunan: um titulo de Ogyian em Ejigbo se ouve: "AJAGUNAN, GBA WA O, AJAGUNAN! AJAGUNAN, GBA WA O, AJAGUNAN! OLOROGUN, GBA WA IKU MA DODE!":
"AJAGUNAN, AJUDE-NOS! AJAGUNAN, AJUDE-NOS, AJAGUNAN! SENHOR DA GUERRA, AJUDE-NOS! A MORTE NOS PERSEGUE!"
7-Cores: O branco. Algumas vezes marcado com azul(segi) ou mesmo o preto.
8-Elementos:bebida favorita chama-se Sekete. Para o povo de Ejigbo, Ogyian pode comer epo - dendê
9-Esposas: Osun:1 esposa de Ogiyan
- Oya: a 2 esposa de Ogiyan (compara-se a velocidade de Oya com a de Ogiyan);
-Obalufon: a 3 esposa de Ogiyan era de Ifon (atendia pelo nome de Efunkemi);
10-Elos: Sango: companheiro inseparável nas guerras de expansão do império yoruba antigo (Akinjole e Oranmiyan saíram juntos de Ile-Ife);
- Obatala: forte relação, apesar de diferenças marcantes (Ogiyan é o Senhor da Guerra, guerreiro cruel, comedor de inhame pilado e epo pupa);
- Ogun e Osoosi: ainda não foram encontradas ligações significativas entre Ogiyan e esses dois Orisa.
Texto: Yemojagbemi
0 Comentários