Existe uma grande dúvida sobre esses dois orixás das quais todos conhecem, mas muitos não sabem ou não entendem a origem e as denominações sobre esses dois orixás. Quero deixar claro aqui que o culto à essa duas divindades é muito escondido e ás vezes mal explicado ou mal interpretados, porque são orixás muito complexos e distintos de qualquer outro.
Pois bem, existem duas versões sobre a origem a a existência sobre essas dois orixás, a primeira versão diz num itón ( lenda ) que Iyámonjá Sessú viu o menino Ologúnedé brincando e caçando na floresta junto com seu pai Oxóssi Igboalamo, Iyámonjá Sessú se encantou na hora por aquele menino, pois era jovem, caçador, guerreiro e muito bonito, ela imediatamente queria ter um filho igual aquele de Oxóssi Igboalamo e Oxún Iyápondá, Iámonjá Sessú foi até Orunmilá e pediu uma forma para poder engravidar, Iyá Sessú não podia ter filhos, mas queria uma forma de ter um filho igual ao menino Ologúnedé, Orúnmilá sentido com a história de Iyá Sessé falou para a jovem princesa procurar Iyá Mí Osorongá, ou seja, as mães anciãs feiticeiras, as senhoras da fertilidade e da magia.
Assim, Iyá Sessú foi até as Iyás, e pediu um encanto para engravidar ou para ter um filho igual Ologúnedé, as Iyás lhe deram um obí ( noz de cola ) e pediu para reza - la e joga - la no rio, para que o encanto obteve sucesso, Iyá Sessú teria que ficar de olhos fechados durante o encanto.
Dessa forma Iyá Sessú fez, foi ao rio fechou os olhos e jogou o obí, porém, como muito curiosa, abriu um dos olhos e o obí bateu numa pedra, rachou ao meio, uma parte caiu nas águas do rio, a outra parte caiu sobre a terra da floresta, assim o encanto foi feito, só que foi dividida em duas partes, do rio surgiu Oxún Kárè, ou como conhecida Kárèlesí, e a parte que caiu na terra da floresta surgiu Odé Kárè, ou tal conhecido como Kárèlè.
Iyá Sessú ficou muito feliz ao ver seus dois filhos parecidos com Ologúnedé, só que como o encanto foi visto por um dos olhos, os dois orixás teriam que viver juntos sem se separar, pois, se separados suas energias são fracas e tornam - se com o tempo inexistente, dessa forma Kárèlesí e Kárèlè são uma única energia dividida em duas, que não são defenidas em sexo, pois ninguém fora Iyá Sessú, sabe quem é femêa e quem é macho.
E a outra versão, diz que Oxóssi Igbòálamo conheceu Iyá Sessú após ter terminado o casamento com Oxún Iyápondá, e após conhece - la, casou - se com ela e tiveram dois filhos, um chamado de Odé Kárè e a outra de Oxún Kárè.
Definindo - se, as duas lendas são certas, mas também são questinoaveis, de qualquer forma, Karelesi e Karele são filhos de Iyá Sessú, são caçadores, pescadores, feiticeiros e observadores. É uma energia única que tem que ser tratadas juntas e unidas igualmente, quem tratar de Oxún Kare tem que tratar de Odé Kare juntamente e vice-versa, pois, é a enrgia devasta que se divide em duas, e em duas ordens seguidores dividida pelo culto ao rio e no culto à floresta.
Características de Oxúm Kare.
Oxúm Kare não é Oxúm, no Brasil foi colocado nos cultos de Oxúm pelo fato de Oxúm Iyápondá ter ajudado Iyámonjá Sessú a cuidar de Oxúm e Odé Kare. Seu culto se provém da África, na região de Ilexá, numa tribo chamada Kárè, cidade que cultua duas divindades uma da terra outra da água. Káre fica próxima a Ilobú, Igbô e Pondá, e fica às margens do rio que corta várias cidades na Nigéria.
Na África é chamada pelos Kárè's de Kárèlesí, a senhora das águas férteis de peixes, acompanha Odé Káre seu irmão, Oxóssi Igboalamo, Iyá Sessú, Oxolufón, Ogún Olodé e Oyá Topé. Ela é caçadora, muito experta, briguenta e não tem medo de enfrentar homem nenhum, seu tipo de ser é como uma garota doce e gentil, mas quando irritada faz barraco e parte para cima com toda raiva e força, deixando seu inimigo estirado no chão, usa amarelo dourado, azul - turquesa, branco e detalhes prateados. Anda acompanhada de seu pai Oxóssi Igboalamo, outros dizem que Oxóssi Igboalamo não seria seu pai de verdade, mas considera ela e Odé Kare como seus próprios filhos. Foi ele quem ensinou os dois a caçar, mas Oxún Kare se dedica mais a caça e a luta. Come só bicho casado e castrado, e não aceita bicho buraqueiro ( porco, tatú, codorna ).
Características de Odé Kare.
Odé Kare não é Odé, ou seja, não é Oxóssi. A palavra Odé significa caçador, mas seu intuito é ao orixá Oxóssi, pois Oxóssi é chamado de Odé, devido ter se encantado, ganhando o título de Odé ou Olodé por Orúnmilá. No Brasil, esse orixá foi colocado no culto de Oxóssi, também sendo chamado de Oxóssi Kare, devido ser também caçador e ser tido filho de Oxóssi ou Odé Igboalamo. Seu culto assim como à de Oxún Kare, vem da cidade de Kare, como explicamos acima, uma cidade de Ilexá próximo à Ilobú, Igbô e Pondá.
Na África é chamado pelos Kárè's de Kárèlè, o senhor da pesca e da caça de aves, acompanha Oxún Káre sua irmã, Oxóssi Igboalamo, Iyá Sessú, Oxolufón Ogún Olodé e Oyá Topé.
Ele é caçador, pescador, estrategista e muito experto, é mais calmo que sua irmã Karelesi, pois não é briguento, mas quando se enfurece tem uma força devastadora e que trás miséria a todos em sua volta. é muito rico e próspero, declarado como o príncipe mais rico de toda região Yorubá. É um bom caçador, mas prefere ficar nas águas pescando ou caçando aves aquiáticas beirando o rio, prefere acompanhar Ologúnedé ou ficar próximo á sua mãe Iyámonjá Sessú. Veste - se de azul - turquesa, amarelo dourado, branco e com detalhes prateados, com peles de animais silvestres em sua roupa. Assim como sua irmã, só come bicho casado e castrado, e também não aceita bicho buraqueiro ( porco, tatú, codorna ).
Concluindo, Oxún Kare e Odé Kare como já dito é uma única energia que se divide em duas, como homem outra mulher, uma do rio e outro da floresta, é preciso saber lidar com esses orixás, pois não são fáceis e nem são tão parecidos como tais colocados orixás, esses sendo Oxóssi e Oxúm. São parecidos com Ologúnedé, ás vezes, chegando até serem confundidos. É compatível ao Nkissi Nkongobila da Nação Angola, ou com Nkissi Samba també vindo na Nação Angola. São cultuados na Nação Yorubá, ou seja, vista Ketú, sendo totalmente equiparados à energias de magia e feitiçarias de amor, paixão, ciúmes e sedução.
Sua saudação é: Kárè Ò Oní Kárè. ( Grite nos senhor de Kárè ).
Cantos das Yabas.
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