Breaking News

O FIM DO CANDOMBLÉ


 Eu acredito que o fim do candomblé não vai chegar, ja chegou.Temos 90% de casas que não tem condições nenhuma de continuarem abertas, pela questão do saber do próprio sacerdote.

Antes ser pai de santo era uma escolha difícil, era saber que iria abrir mão de tudo para cuidar dos orixás e de outras pessoas. isso acabou, o que temos hoje são cada vez mais pais e mães de santo cultuando pessoas e egos
tudo é feito ou por exibicionismo ou para impressionar alguém. Os pais de santo ou mães não se importam mais em aprender o que é certo. Apenas se exibir e criar seu próprio candomblé. As casas grandes estão aderindo a toda essa situação, o candomblé esta perdido.
Hoje se puxa o saco do filho de santo e alivia ele de um fardo que ele teria que carregar, o que gera futuros sacerdotes piores do que já estão ai hoje.
as casas com regime severo estão perdendo adeptos para casas menos exigentes, onde a pessoa não fica recolhida, não precisa se alimentar de axé, não trabalham.
E agora essas casa que oferecem esses confortos estão perdendo adeptos para os iniciados em ifá, que esta mais fácil ainda.... A culpa não é dos pais de santo que são sérios e querem fazer o certo, a culpa são dos que estão atrás da comodidade de não ter que fazer nada e nem baixar a cabeça pra ninguém.
Os adeptos de hoje preferem trocar o certo pela mentira. É bonito tatuar Ogum no braço, machadinho de Xangô, postar o quanto ama orixá na internet.
Tudo bobagem, esta na hora das pessoas tomarem vergonha na cara e procurar o que é certo e não o que é cômodo a elas.
Se vc é um desses que gostam dessa fé de se exibir, de falar que ama mas não aceita trabalhar, não aceita hierarquia, faça um favor ao candomblé e saia da religião. Assim as casas de marmoteiros não teriam mais adeptos, e sobrariam somente boas casas de candomblé que preservam a tradição e o culto.
Babalorixá Caccioli de Ayrá eu também acho infelizmente

Postar um comentário

0 Comentários