Pipoca, deburu ou abadô é uma das principais oferendas do Orixá Omulú-Obaluaiê.
Confira no artigo algumas das histórias e lendas que explicam tal fato.
Pipoca, deburu ou abadô
A Pipoca é muito conhecida na umbanda por qualquer iniciado ou frequentador de casas umbandistas.
Ritualisticamente, a pipoca é chamada de “Deburu” ou de “abadô”, e, além disso, é a principal comida ou oferenda oferecida a Omulú-Obaluaiê.
Esta deve ser, preferencialmente, estourada, não em óleo como costumamos fazer em casa, mas em areia da praia.
Mas, para rituais feitos em casa ou onde não seja possível obter areia de praia, Omulú pode aceitar a pipoca estourada em óleo de soja, azeite de oliva ou de dendê, a depender dos objetivos da oferenda.
Há muitas lendas, ou Itans, que buscam explicar como a pipoca se tornou a oferenda principal de Omulú. Confira algumas delas a seguir.
1 – Abandonado por sua mãe Nanã, Omulú é resgatado por Iemanjá e alimentado com pipocas
Omolú nasceu com o corpo coberto de chagas e foi, por isso, abandonado pela sua mãe, Nanã na beira do mangue.
Enquanto estava à beira das águas, os caranguejos começaram a atacar Omulú, causando ferimentos e deformações graves em sua pele.
Iemanjá encontrou aquela criança maltratada e abandonada para morrer e se compadeceu.
Assim, ela criou Omulú com todo amor e carinho, como se fosse seu próprio filho.
Para fortalecê-lo, Iemanjá o alimentava com pipocas estouradas na areia quente de suas praias, e, com folhas de bananeira, ela curou todas as suas feridas.
Com o passar tempo, Omulú transformou-se num grande guerreiro e hábil caçador, que se cobria com palha-da-costa para que ninguém visse suas marcas.
Por isso, hoje, a pipoca, ou deburu, se tornou a principal oferenda a Omulú.
Além disso, o caranguejo e a banana-da-terra tornaram-se as maiores quizilas deste Orixá.
2 – As pipocas aplacam a ira de Omulú para que ele não castigue seu povo
Uma das lendas sobre a relação entre Omulú e a pipoca, ou deburu, conta que Omolú era o rei dos Tapas, mas, em viagens guerreando e conquistando, chegou, então, ao território do antigo Daomé.
Quando Omulú apareceu pela primeira vez neste território, chegou não só aterrorizando com guerras e batalhas, como também trazendo a peste e a fome.
Desesperados com o implacável Orixá, os moradores da região consultaram um babalaô que lhes ensinou, então, como acalmar a ira de Omulú.
Fizeram, assim, oferendas de pipocas, muito enfeitadas e bonitas e as entregaram a Omulú, que, enfim, acalmou-se e passou a cuidar e proteger o povo de seu reino.
Desde então, o povo nunca mais deixou de oferendar Omulú com belíssimas oferendas de pipoca para, assim, tê-lo sempre calmo e satisfeito.
3 – Iansã levanta as palhas de Omulú com seus ventos e suas feridas se transformam em pipoca, deburu ou abadô
Chegando de viagem a sua aldeia, Omulú viu que estava havendo uma festa com a presença de todos os orixás.
Omulú não se permitia entrar na festa, por medo de que sua medonha aparência incomodasse os outros e estragasse a festa, por isso ficou espreitando pelas frestas do terreiro.
Ao perceber sua presença e sua angústia, Ogum cobriu Omulú com uma veste de palha da costa que ocultava suas feridas e, assim, convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos.
Timidamente, Omulú entrou, mas ninguém se aproximava dele, Iansã observava tudo e se compadeceu da situação. O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente.
Quando Iansã viu que Omulú havia se posicionado bem no centro do terreiro, ela se aproximou e dançou com ele.
Iansã, então, chegou então bem perto dele e soprando seus ventos, levantou as vestes de palha de Omulú que escondiam suas feridas.
Nessa ventania, as feridas de Omulú pularam para o alto, transformadas numa linda chuva de pipocas brancas, que se espalharam pelo terreiro.
Para a surpresa de todos, em vez de um homem coberto de chagas, deformado pelas feridas, o que se viu foi um jovem de beleza ímpar.
Tão irradiante quanto os raios de sol, poucos conseguiam manter o olhar levantado encarando a beleza irradiante de Omulú.
Desde então, a pipoca, ou deburú, passou a ser a principal comida ofertada a Omulú, principalmente para quem busca por saúde e cura.
Texto: Unidos pelo Axé.
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