Breaking News

Cargos, Títulos, Funções e formas de tratamento no Candomblé jeje.


 Como sempre explico, as observações que faço por aqui obedecem a critérios estabelecidos a partir da visão original de Fomutinho Oxunsì - Oxun Deyi - Antonio Pinto, iniciado na Roça do Ventura - Seja Undê, no princípio do século passado.

O grande título que uma Vodunsì carrega por toda a sua vida nesta Terra é aquele que ela recebe quando de sua iniciação: dofona, dofonitinha, fomo, fomutinha....etc. Este é o título definitivo. A partir daí é que podem vir a se acumular outros títulos - ou não. Tenha quantos anos tiver. Tenha quantas "obrigações" tiver. É sua posição no "barco" de feitura o Grande Título de uma Vodunsì. NÃO é um título temporário, transitório como muitos querem fazer parecer e que deva ser "abandonado" quando da maioridade da Vodunsì.
Já os Cargos de Ogãs - Kpejígàn - Agbajígàn - Gànyikpe, Alagbê, etc - são VITALICIOS. Ou seja, mesmo que o Kpejígàn - por exemplo - de uma Casa tenha se afastado, só se poderá "confirmar" outro, para o mesmo Cargo, após o falecimento deste.
Já as Sacerdotisas terão os seus Títulos determinados pela Família do Vodun que iniciou em seus filhos. Assim, a mesma Dirigente, poderá portar vários Títulos ao mesmo tempo. Explico: para os filhos e filhas que a "Mãe de Santo" iniciou para a Família de Dangbè, por exemplo, ela será chamada de MEJITÓ. Já para os filhos e filhas que ela iniciou para qualquer Vodún da Família de Sogbó, ela será chamada de DONÉ. E para os filhos e filhas que ela iniciou para os Voduns de origem Nagô, ela será chamada de GAYAKU. Assim, dependendo da Família do Vodun da iniciada, a mesma pessoa poderá ostentar Títulos diferentes.
O possessivo feminino "SÌ" - Lokosì, Oyasì, Ogunsì, Azonsì, Vodunsì - determinam a que Vodun a iniciada pertentce: Lokosì - ela é de Loko; Oyasì - ela é de Oyá; Ogunsì - ela é de Ogun; Azonsí - ela é de Azonsú; Vodunsì - ela é de Vodun.
Existem várias outras formas de tratamento que obedecem a situações específicas e, também familiares. Um grande exmplo disso é o Título de "TEMÍ" - que em tradução literal significaria "nosso mais velho". É um título que deve ser usado com cuidado, já que existem outros "mais velhos". Então, para nós, é um Título "interno", usado pelas iniciadas de uma Casa para referir-se a "uma mais velha", de reconhecido saber e que contribua para a manutenção daquele Acè. Nem TODA " mais velha" é uma TEMÍ. Não é, portanto, um Título "público", já que não alcança todas as Casas. "Tio" Vicente de Ogun - Vicente do Matatu - era tratado na Roça como Temí Vicente. Nós tratamos "Tia" Alaíde, como Temí Dofonitinha Alaíde.
Parece complicado mas, não é. É apenas um formato de organização que deixa claro a origem de vários clãs organizados pelo Vodún que cultuam. É a Família do Vodún que determina o tratamento.
Fraterno abraço.

Ogan Jaçanã

Postar um comentário

0 Comentários