Diferentemente dos Exus entidades, o Òrìsà Exu ou ÈŞÙ na escrita Yorubá, é o Primeiro Òrìsà. Seu número é o 1 por ele ser sempre o Primeiro.
Exu Òrìsà é o princípio da criação aliás, ele estava na criação tanto do Òrun (morada divina dos Òrìsàs) quanto no Aiyê (Aqui na terra, mas na terra da Mãe África).
Tudo o que se for fazer deve-se primeiro oferecer a Exu por ele ser o princípio, o que está na frente e atrás, o que está do lado direito e do lado esquerdo.
Exu é o mensageiro dos Òrìsàs. É ele o responsável por levar e trazer as mensagens de todos os Òrìsàs.
Seus filhos possuem uma forte vibração principalmente de saber lidar com assuntos que envolvam política, diplomacia, comunicação, movimento, pois Exu é movimento.
Ele é o responsável pelos gametas, o espermatozóide, pela vida em si.
Exu é a ordem e o caos. É dele o poder da energia sexual. O falo, pênis é a simbologia que Exu carrega em uma de suas mãos para representar a força masculina, a virilidade deste Òrìsà.
Exu é o Òrìsà questionador e por isso, uma de suas qualidades é a inteligência. Filhos e filhas de Exu são pessoas que tem um poder de questionar tudo e todos foram que carregam em seu rosto um ar de deboche e de indiferença.
São pessoas de muita atração sexual, fortes líderes e cativantes. Sabem entrar e sair de situações constrangedoras sendo eles os responsáveis por criar s "discórdia."
Esse Òrìsà sabe e carrega o segredo da vida e da morte. Suas cores simbolizam isso. O preto que representa a força de polaridade negativa que no caso é o caos, a morte, a desindade do mundo, e o vermelho que mostra a criação do ser, a pulsação da veia, do coração, os vasos sanguíneos que guardam o sangue que é a cor da vida.
Exu é quem rege todos os oráculos sendo ele o que fala nos búzios. Exu é a boca dos 16 (dezesseis) búzios. Cada caída quem passa a mensagem é Exu onde, por exemplo, caiu 5 (cinco) búzios abertos ali quem transmite a mensagem é Exu porém, este odu é representado por Oxum sendo esta a regente deste caminho, desses mistérios do Odu Osé.
Exu Elegbará é o Òrìsà que está mais próximo de todos os seres humanos. Ele transita em todos os meios, em todas as superfícies espirituais e está em cada lugar e em cada coisa e pessoa. Sem essa força de Elegbará tudo padece, pois ele é a principal fonte de vida de cada ser vivo.
Elegbará significa o possuidor do poder. Ele é o que tem todo o Axé. O possuidor do AXÉ é Exu Elegbará. Exu é o corpo de tudo, de tudo que há forma. Ele é o dono dos caminhos. Exu Elegbará é quem abre e fecha as portas. Ele marca as encruzilhadas, está em cada uma delas, é o começo, meio e o fim.
Deve-se ter muito respeito para com esse Òrìsà, pois ele pode se tornar muito vingativo. É de suma importância saber cultuá-lo, pois a ele tudo deve ser ofertado primeiro.
É Exu Elegbará quem rege o Odu 1 (um) Okaran. É muito raro cair apenas um búzio aberto onde quem fala é Exu Elegbará porém, quando isso acontece, deve-se ter um olhar muito observador para saber entender a mensagem que o próprio Exu passa dele mesmo e não de outros Òrìsàs já que ele é a boca dos búzios.
Exu Elegbará é o maior de todos os feiticeiros, sendo ele detentor de todo o Axé. Assim como Oxum é uma grande feiticeira e foi ela a responsável por trazer o candomblé, sem Exu e sua vontade nada disso teria acontecido. De todos os Òrìsàs, é Exu Elegbará que ganhou do Grande Deus Supremo Olódùmarè o poder de ser o primeiro a ser agraciado e a ter em suas mãos os segredos de cada Òrìsà.
Ele foi discriminado e rotulado de forma pejorativa pela igreja como sendo a representação do diabo cristão porém, o povo yorubá não conhece diabo, não cultua diabo e na religião de matriz africana diabo não existe, fizeram isso com o propósito de caluniar, difamar e injuriar o culto ancestral por ser uma religião de pretos.
Foram os europeus quem criaram esses estigmas para destruir e perseguir os povos africanos além de escravizá-los. É aí que nasce o sincretismo, pois diante de muitas perseguições, os escravos foram obrigados a cultura Santos católicos, mas sempre cultivando a sua ancestralidade de modo com que, cada santo era um Òrìsà específico para que fossem cultuados longe de olhos perversos e preconceituosos dos católicos.
Exu entidade não é mensageiro, o único que é é Exu Elegbará. Exus entidades são espíritos e não tem nada a ver com Exu Òrìsà.
Vale ressaltar que Exu foi Rei de Ketu. Ele também usa uma cabaça que contém a força que se propaga.
Exu é Mojubá!
Exu é vida!
Exu é criação!
Mojubá, Exu Elegbará!
Que Exu abençoe sempre os seus caminhos.
AXÉ!
Fonte : Ogã Carlos Vinicius D'ODÈ
0 Comentários