Muitas pessoas confundem uma coisa com outra.
Ifá é um oráculo que está intimamente ligado ao orisá Orunmila e a Esú.
Quem se inicia no Ifa, se inicia para Orunmila.
O corpo literário de Ifa, não especifica os tramites para qualquer outro orisá.
Orisá existe, se cultua e inicia sem Ifa.
Se lança mão de oráculos como ikins, eridilogun, obi bata, para que se possa conhecer as particularidades daquele Ori, orisá e os oros que precisam serem feitos para o equilíbrio de uma determinada pessoa.
Babalawo só inicia para Ifa, se não for iniciado para outra divindade.
Na pratica, são consultados para "escrutinar" os caminhos do Ori do consulente, para que os ebós, bibós e rituais, sejam propiciatório.
Não se precisa necessariamente, de uma Babalawo para ser iniciado em algum culto especifico e sim de uma pessoas que já tenham tempo de iniciação, experiência e competência para repetir seus ritos iniciáticos para outras pessoas.
Quem inicia para Egungun é o Ojé Agba ou Alapini, quem inicia para um orisá, é a pessoa que foi iniciada para aquele orisá (isso é fundamental).
Uma pessoa de Ogun, não inicia uma pessoa de Sango.
Quem inicia Ògá ou Ekede, é a pessoa a qual o orisá indicou, juntamente com o Baba ou Iya da Casa e uma pessoa já iniciada no orisá que será iniciado o portador do cargo.
Exponho isso, RESSALTANDO, que é assim em minha tradição e não uma verdade absoluta, pois isso INEXISTE em qualquer RELIGIÃO.
Ọjọ ti o dara fun gbogbo eniyan ati ọpọlọpọ aabo ati agbara.
0 Comentários