Tetrapleura tetraptera é uma espécie de árvore originária da África Ocidental e está distribuída do Senegal à Tanzânia a leste e de Angola e Zimbabwe a sul através dos Camarões e do Gabão. O tronco tem 20 a 25 metros de altura e 50 a 90 cm de diâmetro. Seus frutos têm cerca de 15 cm de comprimento e quatro abas; dentro dele podemos ver que existem dois tipos de abas: uma mais fina, que contém a semente, e a outra, um par de abas um pouco mais grossa sem semente. Animais como os gorilas comem essas abas mais grossas e descartam o miolo e abas finas.
Seu nome em território africano varia muito de acordo com a região e a língua local: conhecida como Akpa, Dawo, Djaga, Esesié, Essanga sanga, Essesse, Kpwa, Ora (Camarões); Angulu, Ekombele (República Centro-Africana); Badiok, Eyaka, Ezibil, Kiaka (Congo); Coeso, Enkagouma, Mbaghesa, Munyegenye, Nkouarsa, Ogagcume, Ouogueso (Gabão); Esem, Prekese (Gana), Belfou, Esehese, M’bekréhia, Tchickboue, Tické (Costa do Marfim); Àrìdan, Apapa, Bokomake, Ebuk, Esekiseki. Kombolo, Oshosho, Sassas (Nigéria). Mnandangao, Omuetanjula (Tanzania) Prekese (Togo) Kappata, Mukaba, Munengenenge (Zambia). O nome mais usado no Brasil para esta árvore é de origem yorubá: Àrìdan.
O fruto da Tetrapleura tetraptera é tônico e estimulante. A casca do tronco, moída e misturada com mel é utilizada para tratar envenenamento, as raízes são usadas para tratar febres e malária. Sua fragrância doce é altamente valorizada na culinária e a fruta é tradicionalmente utilizada como tempero e como multivitamínico natural, sendo também usada para dar sabor a refrigerantes. É rico em proteínas, lipídios, potássio, ferro, magnésio, fósforo e vitamina C. O fruto é utilizado em ensopados e servido às mulheres que deram a luz, com objetivo de evitar as complicações do pós-parto.
Abaixo estão os benefícios do Àrìdan
1. Diabetes
De acordo com um estudo feito in vivo, verificou-se que Tetrapleura tetraptera é muito benéfico no controle do diabetes mellitus tipo 2. Verificou-se também que o extrato dos frutos foi benéfico na redução dos níveis de glicose no sangue em ambas as condições: de jejum ou sem jejum.
2. Febre e constipação
Uma pessoa que está se recuperando de uma doença, é indicado tomar banho com água macerada com os frutos do Àrìdan. Isso também alivia rapidamente a febre. A infusão também ajuda pessoas que sofrem de constipação (prisão de ventre).
3. Repelente de insetos
A fruta tem um cheiro forte e aromático, frequentemente usada como repelente de insetos. Esta propriedade é atribuída à presença de óleos essenciais.
4. Cuidados pós parto
Usada como um suplemento na sopa que é servida às mães no pós-parto, para evitar complicações. As vagens são ricas em potássio, ferro e cálcio, que são os importantes para o organismo em convalescença: o cálcio ajuda na produção de leite, o potássio é regulador do metabolismo e o ferro ajuda a restaurar o sangue perdido.
5. Cicatrização
O extrato de fruta seca tem propriedades de cicatrização de feridas. Tradicionalmente, o extrato aquoso da fruta é usado para curar ferimentos e problemas de pele, pois inibe o crescimento de bactérias.
6. Anti envelhecimento
O fruto é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento e os radicais livres. É antiinflamatória e analgésica: reduz a dor e alivia os sintomas de artrite e artrose.
7. Sangue e sistema circulatório
Na medicinal tradicional africana é utilizada para limpar o sangue, reduzir a pressão sanguínea e auxiliar na manutenção do sistema cardiovascular.
Este texto é apenas informativo visa apenas informar sobre o uso tradicional e não substitui os tratamentos convencionais.
USO RITUALÍSTICO:
Dentro dos fundamentos de santo, é comum o uso de favas para que se dê o complemento do encantamento do assentamento ou mesmo a proteção do yawô bem como da casa.
A fava de Aridan é de origem africana, foi trazida para o Brasil pelos escravos, com a finalidade ritualística bem como farmacológica.
A Aridan é muito conhecida do povo de Candomblé por ser talvez a mais sagrada de todas as favas de utilidade religiosa,é utilizada em quase todos os ibás de santo. Em especial Oyá , Sangó , Obá Orisás ligado a elemento fogo.
A importância desta fava para um assentamento ao ibá do Orixá E que para o mundo espiritual ela emite uma luz tão fórte e Positiva que acaba privando não só o assentamento do Orixá Como protege também aos filhos e filhas dos Orixás que levam tal fundamento dentro de seus assentamentos .
Esta luz bloqueia e repele; Ajé ( feitiços ),Ikánburùíkú, ( feitiços e mandigas pesadas que enviam a você) e todo tipo de inveja e olho gordo.
Tem um certo preceito e fundamento para despertar seu poder .
Mas é sempre bom para quem é iniciado ter esta fava em casa.
Na medicina tradicional a fava de aridãn serve muito para
Combate a convulsões
Inflamações
Hanseníase
E dores reumáticas.
Também e indispensável e muito utilizada para os assentamentos de Iyá mí Osòròngá e rituais as mesmas.
Fonte :Ervas sagradas / ritualistica (Internet) Autor desconhecido
Postado por Fábio Oliveira
27/01/2020
0 Comentários