Breaking News

Ekedis.


 Minha homenagem as Ekedis de todos os terreiros.

A ekedi, na maioria das casas, também é chamada de mãe e exerce a função de dama de honra do orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do orixá da casa, além dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes.
Diferente do Candomblé, os cargos na Umbanda são flexíveis. ... Enquanto no Candomblé o jogo mostra o cargo de Ekédi, que é aquela que cuida do Orixá, na Umbanda qualquer pessoa pode ser um cambono, que é aquele que cuida das entidades. Enquanto só mulheres são ekédis, homens e mulheres podem ser cambonos.
Ser uma Ekédi é antes de tudo ser a eleita para cuidar dos Orixás da casa. Este cargo é de muito valor dentro das “roças” de Santo, e seu nome varia conforme a nação em que a pessoa foi feita. No Jêje ela é conhecida como Ekédi, já no Kêtu são chamadas de Ajoié na Casa Branca e de Iyárobá no Gantois.
Na umbanda, eu dedico todo o meu carinho, respeito e gratidão.
Elas são as verdadeiras zeladoras dos terreiros, e, dedicam seu tempo, amor e trabalho, para manterem espiritualmente, o bom andamento dos terreiros.
Meu carinho a elas, por todos os cuidados e zeladoria dos terreiros.
Salve as Ekedis. Todas elas. Do candomblé e da umbanda.
Eu poderia ficar horas aqui escrevendo o valor que tem uma Ekédi, mas desta vez quero direcionar uma homenagem as essas mulheres tão importantes dentro do Candomblé. Uma homenagem que não é minha em si mas vem dos nossos grandes Ancestrais.
Ekédi trabalha. E como trabalha! Ekédi vive para o Orixá.
Muitos dizem que Ekédi tem o Orí ruim e por isso o Orixá não vira. Isso é um absurdo. Na realidade a Ekédi é amada não só por um Orixá, mas por todos, a tal ponto de ser escolhida por eles não para se manifestar, mas sim para que ela cuide dele e de suas coisas. O Orixá confia na Ekédi, a tal de ponto de doar a ela seu Axé, sua força. O Orixá quando escolhe sua Ekédi, ele bate seu Orí em terra para ela. E como reconhecimento por seu esforço, respeito e dedicação, essas mulheres abençoadas, recebem honrarias vindas de todos os Reis e Rainhas do Orún.
Ekédi, Exu lhe deu a autoridade.
Ekédi, Ogun lhe deu a honra de segurar sua espada.
Ekédi, Oxóssi lhe deu o honra de sentar-se a mesa e comer com toda a dignidade.
Ekédi, Ossain lhe honra deixando suas folhas em tuas mãos.
Ekédi, Obaluayê lhe honra fazendo com que seu banquete, a comida do Rei seja servida por tuas mãos.
Ekédi, Nanã lhe ama e somente você está a frente em seus axés.
Ekédi, Oxun lhe deu as joias. Você se adorna com a permissão da senhora do ouro.
Ekédi, Yemanjá lhe honra lhe fazendo mãe. Por Yemanjá você será chamada de Mãe criadeira do axé.
Ekédi, Logun Edé lhe honra confiando a ti os seus cuidados.
Ekédi, Xangô lhe honra pois foi tu que preparou o Amalá, bendita é aquela que alimenta o Rei.
Ekédi, Oyá se orgulha da sua força de Mãe, Oyá te ama e protege.
Ekédi, Obá lhe honra e a exalta, confirmando que a mulher tem força de fazer tudo o que quiser.
Ekédi, Oxumarê lhe honra entregando a ti todas as cores, por isso se traje com zelo em nome deste Orixá.
Ekédi, Ibeji lhe honra com sorrisos doces e largos, e lhe respeita mesmo em meio suas peraltices.
Ekédi, acima de tudo Oxalá lhe deu o Adjarin (adjá).
Por Oxalá e por Exu foram entregue as Ekédis a chave do Orún.
Será a Ekédi que dançará junto a todos os Orixás, ela é quem suavemente fala no ouvido no Orixá e ele responde com respeito e gratidão.
EKÉDI ENTENDA, QUE NÃO DEVE SE IMPORTAR QUANDO A TRATAREM COM DESPREZO, OU FALAREM ALGO QUE A ENTRISTEÇA. POIS QUEM ZELA POR VOCÊ NÃO É O HOMEM, QUEM ESTÁ A SUA FRENTE, QUEM LHE CONDUZ É O ORIXÁ.
ELES TE AMAM, E A VOCÊ ENTREGAM TODA GRATIDÃO. MUITOS TERÃO INVEJA E DESPEITO, MAS SEMPRE SE LEMBRE QUE SEU ORIXÁ LHE ESCOLHEU A DEDO, E PARA SEMPRE SERÁ A ESCOLHIDA, AQUELA QUE JÁ NASCEU ABENÇOADA POR TODOS OS ORIXÁS.
Mojùbá. Meu agradecimento, Motumbá a todas as Mães Ekédis que ajudam a abrilhantar ainda mais o nosso Candomblé e também a nossa umbanda, com seu amor, paciência, respeito, carinho e dignidade.
Por isso peço Agoiê! Motumbá! Vocês são maravilhosas.
BENÇA MINHAS IRMÃS 🙏
Edna Menezes .

Postar um comentário

0 Comentários