Breaking News

A IMPORTÂNCIA DAS PINTURAS NO CANDOMBLÉ

Três elementos são utilizados no Candomblé para diversas finalidades e são essenciais pela ação de proteção que exercem:
•Wájì tintura de cor azul vibrante e forte, de origem vegetal, extraída das folhas fermentadas da espécie arbórea lonchucarpus cyanescens, é largamente utilizado nos principais ritos do Candomblé.
Aplicado como pintura corporal e de objetos sagrados ou ainda como banho, o wájì representa o Equilíbrio, a Riqueza, a Fartura, a Fertilidade a Determinação do ser, a Transformação do Indivíduo e de sua Energia, a Construção do Novo, a Potencialidade idealizadora e também a Proteção contra forças negativas do oculto.
Quando utilizado para pintar os ìgbás e a cabeça dos ìyàwós, o wájì tem o propósito de protegê-los contra a maldição de èléyé, pássaro mitológico ligado às Àjé(s). Conforme os ensinamentos, trata-se de um elemento que livra o orís dos ìyàwós das influências de Ìyámi. É a representação do dúdú ẹjẹ.
•Osùn um pó vermelho, extraído da árvore Baphia nitida. É muito utilizada nos rituais do candomblé para confecção de objetos sagrados e na pintura dos igbás e dos ìyàwós.O osùn tem como finalidade primordial a transmissão do àṣẹ e também a de livrar o iniciado das influências de Àjé. O osùn é um elemento que representa a feminilidade ancestral na sua mais ampla acepção da palavra. Empregado nos rituais de iniciação, significa o pupa ẹjẹ, o sangue primordial que fortalece o (re)nascimento. O osùn é um elemento ligado à maternidade, à gestão e à reprodução.
•Ẹfun é um elemento mineral, extraído do calcário branco, para ser utilizado nas pinturas iniciática de todos os orixás, com ênfase para aqueles da linguagem dos funfuns. O ẹfun tem propriedades que podem sacralizar objetos e pessoas, usado em banhos, soprado ou em pinturas ritualísticas, pode promover à harmonia, a paz, a paciência, a longevidade, a tranquilidade, a calma; de igual modo, pode expandir, iluminar, despertar, clarear, suavizar.
O ẹfun é usando nas casas de Candomblé para além das pinturas, misturado a outros ingredientes pode criar pós de muito poder na manifestação do àṣẹ. Como elemento primordial, ele representa o funfun ẹjẹ. O ẹfun é entre os três elementos o que representa o dia e também o amòn (barro), elemento fundamental da origem dos seres.

 

Postar um comentário

0 Comentários