Com um século de vida (muito bem vivido) completado no dia 21 de junho, Luiz Ângelo da Silva, o ogan Bangbala, já recebeu inúmeras homenagens.
Está em livros, reportagens, CDs, filme e tem até uma medalha de Comendador dada pelo Ministério da Cultura.
Ogan vivo mais antigo do Brasil, o baiano de Salvador e que adotou a Baixada Fluminense para viver, há mais de 70 anos.
Fazendo jus ao nome que recebeu dentro da religião, Bangbala — que significa “ajude-me a receber riqueza” em yorubá — é rico de conhecimento.
Mesmo assim, está sempre querendo aprender. Participou da Primeira Turma de Capelães de Matriz Africana do curso de Ordem dos Capelães do Brasil e profundo conhecedor do axexê (ritual fúnebre do candomblé), Bangbala é requisitado em muitos terreiros por todo o país.
Além disso, dá cursos aos domingos de toque e canto de orixá, e de axexê. Também fabrica xequerés, é convidado para terreiros e para eventos acadêmicos.
A TVR USM deixa uma singela mensagem de Odun dara dara rẹ́! (Feliz aniversário)
Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Eledumare (DEUS), na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo ao Senhor meu Pai Comendador Bangbala, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Eledumare (Deus).
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Bi báyò ao Senhor nesse dia tão grandioso.
Bi báyò 👏
Bi báyò 👏
Bi báyò 👏
Bi báyò 👏
👏👊🙏🎂🍰🧁🥧🍾🎉🎊 🏳️1️⃣0️⃣1️⃣☘️🍀🍃🌟
0 Comentários