Breaking News

Ẹgbẹ́ Ọ̀run Sociedade/Comunidade no “Céu”.


 

Antes de falarmos de Ẹgbẹ́ Ọ̀run, importante salientar que o conceito de Ọ̀run (céu) para o povo Yorùbá, nada tem haver com o “céu” cristão. Para o povo Yorùbá, dentro das famílias que estudei, Ọ̀run (céu) é um “universo” paralelo a Ayé (planeta terra), quase como se fosse um espelho, reflexo um do outro.
Ẹgbẹ́ Ọ̀run não Òrìṣà, Ẹgbẹ́ Ọ̀run é um culto realizado aos grupos, comunidades e ou sociedades espirituais (como queiram chama-las). São desses grupos, comunidades, sociedades, que pertencemos em Ọ̀run, antes de virmos a Ayé. Ao chegarmos em Ayé (através do nascimento), mantemos um contato forte com nossa sociedade espiritual, até que com o passar dos anos, essa ligação “diminui”.
Ẹgbẹ́ Ọ̀run faz parte do dia a dia de cada um de nós. Todo ser humano tem seu/sua Ẹgbẹ́ Ọ̀run, porém nem todo ser humano é Ẹlẹ́gbẹ́ (aquele que tem uma ligação forte com seu Ẹgbẹ́ Ọ̀run), e nem todo ser humano precisa de Ìrarí (iniciação), Ojúbọ (assentamento), ou de oferendas constantes aos seus amigos espirituais. Porém é esperado que através da consulta a um oráculo, em algum momento da vida, todo ser humano acabe por fazer alguma oferenda a sua comunidade no céu.
Ẹgbẹ́ Ọ̀run também é conhecido como Oní Ìpín (aquele que conhece o destino), por conta disso, pessoas que possuem uma forte ligação com seu Ẹgbẹ́ Ọ̀run (Ẹlẹ́gbẹ́, Àbíkú, Emèrè), e não cuidam corretamente, podem sofrer com problemas no destino, visto que o “abandono”, a rejeição, pactos não cumpridos, e alguns outros fatores, acarretam a “ira” da comunidade daquele ser, e com isso, os problemas, percalços, entre outras coisas acontecem no decorrer da vida daquela pessoa.
Existem pessoas que possuem fortes pactos de regresso com seu Ẹgbẹ́ Ọ̀run, assim como o Àbíkú e o Emèrè possuem. O não cumprimento desse pacto, gera saudade, tristezas, falta, e uma forte vontade de regressar, e isso causa inúmeros infortúnios na vida do ser.
Vale RESSALTAR que nem todo problema na vida de um ser é culpa de seu Ẹgbẹ́, bem como nem toda pessoa que morre prematuramente é um Àbíkú, ou que todo ser com comportamento difícil, rebelde é um Emèrè.

Fonte Ekedji Byah Di Oyá 






Postar um comentário

0 Comentários