Breaking News

VERTENTES DA UMBANDA.

Assim como o Candomblé Brasileiro tem suas vertentes divididas em Nações como Ketu, Angola, Dgege, Efan, Ijesa, Nagô Voduns, entre tantas outras denominações , a Umbanda também tem suas vertentes com suas particularidades de culto e preceitos e entre elas destacamos:
*Umbanda Carioca ( Macumba Carioca):
Umbanda que teve sua origem na região central do Rio de Janeiro também conhecida como Pequena África, que compreendia a Praça Mauá, a Zona Portuária e o Morro da Providência. Tia Ciata e a bailarina Mercedes Batista eram adeptas da Umbanda Carioca que surgiu como uma forma de resistência do povo praticante da religião dos Orixás, sendo essa vertente, segundo relatos, a mais antiga vertente na história da Umbanda.

*Umbanda Kardecista: Umbanda com dogmas do Espiritismo de Allan Kardec, surge no Brasil com a incorporação de espíritos de origem brasileira, considerados pelo espiritismo de Kardec como espíritos de pouca Luz como Caboclos, Pretos Velhos, Exus , entre outros. Esses espíritos não tinham vez e nem voz nessa vertente, pois não eram espíritos considerados evoluídos pelo espiritismo, não eram espíritos canalizados de médicos, escritores, religiosos católicos, enfim, não eram espíritos de pessoas com instruções, educação ou estudo, mas que insistiam em se fazer presentes nas reuniões mediúnicas , sendo eles repreendidos em sua incorporação e o médium punido de uma certa forma, forma essa que eles se referiam como doutrina espiritual.

* Umbanda Branca: Umbanda que teve como precursor o Caboclo das Sete Encruzilhadas, do médium Zelio Fernandino de Moraes Surgida no Estado Rio de Janeiro ,esta vertente arrebatou milhares de adeptos, pois dava voz e vez a todos os espíritos que eram repelidos pelo espiritismo de Kardec. Essa vertente unia os ensinamentos do Espiritismo, do Catolicismo e também dos Guias Espirituais Brasileiros e sua doutrina era baseada no amor ao próximo e na caridade espiritual. Dessa vertente Umbandista surgiram várias ramificações como Primado Brasileiro , Umbanda Mirim, entre outras.

Umbanda Omolokô: Essa vertente teve como precursor o famoso Tata Tancredo da Silva Pinto e surgiu para resgatar os preceitos da antiga Umbanda Carioca que já estavam quase no esquecimento das pessoas devido a grande expansão da Umbanda Branca. Essa vertente é iniciatica e tem como sua base o culto aos Orixás africanos, sem deixar de lado os Guias e Mentores Espirituais Brasileiros, sendo muitas vezes chamada de Umbanda Traçada ou de Umbandomble, o que é uma grande falta de conhecimento, essa vertente tem seus fundamentos que até podem se aproximar ao culto Candomblecista, principalmente da Nação Angola, pois foi a primeira Nação a se fixar aqui no Brasil ,mas são completamente diferentes e distintos. Essa vertente também tem muitos adeptos e ramificações, entre uma delas podemos citar o Almas de Angola entre outras e teve sua matriz no bairro de Coelho Neto na zona norte do Rio de Janeiro.

*Umbanda da Magia Divina: Essa vertente Umbandista teve como fundador o médium, escritor e historiador Rubens Saraceni. É a mais recente vertente Umbandista e nasce no Estado de São Paulo, onde prega uma Umbanda mais agregadora, com mais pluralidade entre preceitos e conceitos espirituais. Tem milhares de adeptos e inclusive conta com uma escola onde forma, através de seus ensinamentos e ritos, vários sacerdotes iniciados nessa doutrina Umbandista. A Umbanda da Magia Divina é baseada em vários aspectos da espiritualidade como culto aos Orixás, aos Guias Espirituais, ao Catolicismo, ao Xamanismo, a Pajelança Indígena, sendo todas essas doutrinas introduzidas na Umbanda, sendo o seu lema a evolução espiritual do ser humano e o bem estar do próximo através da espiritualidade.

Fonte de pesquisa:Google Brasil. 
 

Postar um comentário

0 Comentários