Breaking News

PREVISÕES DE IFÁ AFRO CUBANO PARA 2022 ORIXAS REGENTES : OKÔ E ÒSÚN.

LETRA DO ANO 2022: 01 de janeiro de 2022
Odi Leke, Okana Turale, Odi Ogunda
Osogbo Arun Anodi
ORISHA regente ORISHA OKO acompanhado por OSHUM.
Letra recebida pela Associação Cuba Brasil, com a maestria do oluwo siwaju Evandro Luís de Carvalho Otura Aira Ifá Ni Lorun.
Aqui faço algumas pontuações dos conselhos de ifá e das minhas interpretações sobre os Odus que nos alertam sobre as positividades, dificuldades e obstáculos que teremos no ano de 2022.
Nasceu neste Odu o costume de se sentar à mesa para se alimentar:
• Este ano devemos agir de uma forma ainda mais civilizada, tomando muito cuidado com as palavras ditas e com reações abruptas e fora de controle. Assinala a união familiar ao se alimentarem todos juntos, com conversas sadias e interesse mútuo. Também marca a organização familiar que é fundamental para que possamos compreender que sozinhos nunca estaremos felizes. Diz ifá que também se deve ter um cuidado muito grande no preparo de toda alimentação que será consumida pela família.
• Marca que por má comunicação aqueles que se juntavam para sentar à mesa acabam se afastando um do outro, e isso está relacionado a todas as relações sociais e profissionais.
• Haverá uma escassez alimentar Muito grande, não por falta de comida, mas sim pela falta do dinheiro, porque teremos um tempo de pouco reconhecimento financeiro pela quantidade de trabalho executado.
Um ano que o ODU trás como personagem principal o Animal Boi, aquele que puxa o arado para que o agricultor cuide da terra faça sol ou chuva, aquele que se tornou escravo para o ser-humano e em nenhum momento é valorizado e o seu fim acaba servindo de alimento.
• Teremos um ano de trabalho muito pesado e duro para poucos frutos e benefícios a serem colhidos, carregaremos pesos nas nossas costas que muitas das vezes não será nossos.
• IFÁ nos alerta para o cuidado em fazer favor porque ainda vão falar mal daquele que ofereceu ajuda. Ter um cuidado maior este ano para não se envolver em problemas aonde não lhe pediram ajuda, e se pedirem tenho cuidado com oque for fazer e falar.
• Fala da falta de reconhecimento dos favores feitos e também que devemos ser merecedores para receber favores, mas se possível não precisar que eles sejam feitos.
Um ano de transformação e troca de posições: o Touro forte, valente e indomável se transformou em Boi aquele que por maior que seja sua força acaba virando escravo e alimento. Devemos ter cuidado e uma boa análise parente os problemas que podem levar a ter perdas de posição social e profissional. Então ifá assinala o cuidado com negócios que podem nos trazer grandes perdas.
Este Odu fala da necessidade de trabalhar duro para atingir objetivos elevados. A pessoa está qualificada para um novo emprego, mas o medo o impede. Precisa encarar os próprios medos e não se deixando abalar com os problemas que a vida lhe apresenta. Receberemos desafios muito difíceis de ser superarados, que com fé e a força de vontade conseguimos a superar. A pessoa mais capaz ocupa o cargo vago: O homem que persevera e se prepara para a vida terá mais oportunidades do que aquele que vê seu futuro passar sem levantar um dedo para tentar torná-lo mais fecundo.
Este Ifá indica doenças devido a: trabalho excessivo e exaustivo.
Diz ifá Um cão quando fica surdo é inútil para a caça:
• Os sentidos são vitais para animais e humanos, quando o cão de caça perde a audição é substituído por outro. Aqui podemos compreender que quando não estamos aptos com as nossas funções motoras acabamos perdendo nosso cargo. Fala da perda posição.
O infortúnio nasce da malevolência e não do destino: Diz ifá que devemos ter muito cuidado com os nossos atos neste novo ciclo, aonde poderemos assumir consequências graves em razão de nossas atitudes perante a sociedade.
• O infortúnio chega à vida da pessoa por diversos motivos, seja por uma maldição enviada, seja pelo peso de suas próprias ações.
• Onde a lei do carma vem cobrar os danos causados para dar uma lição de vida estritamente a todos que não agem de acordo com o bem social e de todos.
• Neste odun a pessoa deve fazer o bem e trilhar o caminho do trabalho honesto, da sinceridade e da paz se quiser conhecer a verdadeira felicidade.
Teremos mais um ano com problemas familiares, mas agora situado na relação de pai, filho e educação familiar, que se não haver uma compreensão e entendimento mútuo que cada um tem uma função específica na família, os filhos se afastaram de seus pais.
Marca o extremo cuidado com as palavras ditas, para que a magoa não seja o principal motivo desta separação .
Aqui diz ifá que não podemos deixar que nos desmereção perante a sociedade, devemos mostrar o nosso verdadeiro valor social e de como contribuímos para o bom desenvolvimento da comunidade. Fala aqui dos atos SÓCIAS, aonde teremos que ter cuidado porque aquilo que você faz comigo eu posso fazer o mesmo com você, diz ifá da falta do reconhecimento.
O primeiro semestre será de trabalho árduo, pouca valorização e escassez, mas o segundo semestre chegar trará prosperidade para aqueles que se dedicaram, que com empenho e sem medo cumprir suas tarefas sem esmorecer.
Não podemos tomar qualquer atitude sem antes ter a orientação daqueles que tem mais experiência na vida, os mais velhos e experientes são nossos guias para o aprendizado e evolução..
Na minha interpretação e seguindo as orientações de ifá eu analiso que seguiremos mais um ano com problemas no âmbito familiar, aonde por não conter o Lado emocional e até se deixando levar pela raiva, podemos agir de forma agressiva e assim se dando o afastamento famíliar e social, porque os problemas vem de dentro da família, situações que não foram bem resolvidas.
Viveremos momentos de grandes esforços físicos podendo chegar a exaustão por tentar manter nossa qualidade de vida, e que mesmo assim não conseguiremos viver de forma tranquila. E assim podendo aparecer doenças que estão adormecidas em nossos corpos (doenças congênitas), Então ifá nos alerta para o cuidado com a sua saúde estando sempre vigilante para qualquer indício anormal, não deixando pra amanhã oque se deve ser feito hoje.
Também analisando diz ifá que não podemos nos deixar levar por propostas fantasiosas que podem nos trazer perdas irreparáveis.
Com a regência de ORISHA OKO, analiso que no primeiro semestre será de grande dureza no âmbito profissional, trabalho duro e que se deve ser incansável com suas devidas proporções, para assim alcançarmos o nível de maturidade e entendimento de como devemos agir em momentos de escassez e fartura.
E com a regência de OSHUM no segundo semestre aqueles que conseguirem elovuir, manter e conquistar novas posições colherá os frutos deste empenho podendo ter um final de ano frutífero e assim entendendo de como devemos nos preparar para o futuro sempre e economizando para não faltar no tempo de escassez.
Doenças que estarão mais em evidência neste próximo período:
• Hérnias e coluna causadas por grande esforço físico.
• Exaustão física e mental.
• Problemas intestinais pela má alimentação.
• Pressão arterial descontrolada.
• Problemas de fundo psicológico e emocional ocasionados pela não compreensão das perdas.
• Doenças na arcada dentária e boca.
INTERPRETAÇÕES POR:
FÁBIO MONTEIRO
BABALAWO OFUNFUNDA IFÁ ÒMÍ ÒLÓRUN
AFILHADO DE EVANDRO LUIS DE CARVALHO OTURA AIRA IFÁ NI'LORUN
Desde já agradeço ao meu padrinho a sua perseverança e em acreditar na minha pessoa.

 

Postar um comentário

0 Comentários