Breaking News

MENSALIDADE DENTRO DO CANDOMBLÉ .


 Enquanto que na maioria das religiões, como a Católica, a Evangélica, a Kardecista, entre outras, o entendimento de que todos os participantes que tenham condições financeiras devem ajudar na manutenção da Casa religiosa, ainda no Candomblé, há um enorme preconceito quando o assunto é o dinheiro ou pedir dinheiro, fruto da ignorância e da arrogância humana.

.
É certo de que o exercício da mediunidade é um dom do Altíssimo e como o recebemos de graça, de graça os médiuns devem transmiti-lo. Contudo, não devemos confundir as coisas. O passe (gratuito), com todas as despesas de um Centro (devem ser pagas obrigatoriamente).
.
É muito comum as pessoas, tanto consulentes como médiuns, afastarem do Terreiro que frequentam quando o dirigente espiritual pede uma contribuição através do pagamento de mensalidade ou para alguma obra. Sentem-se insultados, acham um absurdo que se cobre alguma coisa e já rotulam o dirigente como impostor ou alguém que deseja viver à custa do dinheiro deles.
.
Ora, que pessoas de pouca Fé e tão vazias de coração! Todos gostam de entrar em um Terreiro e notar que as cadeiras, o chão e tudo mais estão limpos, que há água para beber e dar descarga no banheiro, que há papel higiênico, toalha e sabonete, que as velas e demais instrumentos já estão preparados para a firmação dos Guias, que as luzes estão acesas, entre outras coisas.
.
Todavia, poucas são as pessoas que param para pensar que tudo isso gera uma despesa muito grande com materiais de limpeza e higiene, pagamento de contas de água e luz, aluguel (principalmente), material para firmamento dos Nkises, Caboclos, Exus, Preto Velhos etc. Se pensassem em tudo isso, as pessoas iriam se dar contar de que, se cada um ajudar um pouco, o dirigente do Terreiro não ficará sobrecarregado com o “dever” de pagar todas essas despesas sozinho ou com a ajuda de poucos.
.
A caridade começa com a manutenção da casa que frequenta, e que abriga todos os seus assentamentos. A qual abre as portas para que todos despertem seus dons e pratiquem a caridade junto as suas forças.
Que o pedido de suporte dos Tatetos e Mametos seja justo e acessível a todos.

Gratidão ao irmão Beto Andrade pela publicação. 

Postar um comentário

0 Comentários