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AZAWANY


 Azawany ou Azoani, divindade chamado por muitos de Morte!

Para quem não sabe quem é Omolú Azawany, é um pouco complexo de distinguir e citar suas propriedades, mas em questão de personalidades, é seco e muito esperto.
Azawany é uma energia que se divide em duas, ora Omolú, ora Oxóssi. Sim...! É um orixá mejí que se contém juntamente as energias de Odé o caçador. Azawany é constituído em duas formas iniciais. Como Omolú é o curandeiro. Como Oxóssi é o assassino. Ou seja, se define na cura e na morte.
Na fase Omolú, Azawany é jovem e muito esperto, vive na terra das floresta e é quem quem fertiliza a terra transformando a paisagem das florestas. Por isso tamanha ligação com Oxúmarê também, pois, é a chuva quem fertiliza a terra, e é este Omolú que suga a água para ser dado às raízes das plantas.
Azawany é oriúndo de Savé onde vivia em cultos com Nanã. Porém, após ser abandonado e criado por Iyámonjá em Tapá, Omolú ainda jovem saía para se aventurar, e nisso sempre ia parar nas florestas, onde conheceu seu irmão Oxóssi. Este, um grande e jovem caçador, muito hábil e inteligente, ensinava à Omolú como viver na floresta e com tantos animais e plantas selvagens, que somente Oxóssi sabia lidar.
Muitos anos se passaram, e Oxóssi e Omolú ainda continuavam amigos e parceiros, porém, cada um tinha um objetivo, Oxóssi em ser o grande caçador e feiticeiro e Omolú recuperar o trono de Savé que sua mãe Nanã deu à Oxúmarê.
Oxóssi se tornou o rei de Ketú e se tornara o maior caçador de todos, com seu Aramefá ( a corte dos dicípulos de Oxóssi, os Odé's ) comandava as terras de Ketú, Ilê-Ifé e Igbô. Já Omolú, se tronou o rei de Savé, tomando o trono que Oxúmarê usurpou dele para sí, e assim, Omolú foi proclamado Obáluaiyê.
Porém, houve um tempo de seca que castigava Savé, e Omolú ficou muito doente e fraco, seus povos Savalunos procuravam às terras de Ketú para se abrigar, Oxóssi viu o ocorrido, e os povos das fronteiras de Savé à Ketú começaram se unir, assim surgiu o povo Ewê-Fón ( Nação cujo culto são voltados às divindades de Jêje e Ketú ). Oxóssi procurou Orúnmilá-Ifá para entender o que acontecera com o reino Savaluno e com Omolú, este lhe disse que Omolú estava muito doente e fraco, e que sua doença se devia a seca e a escassez de comida. Oxóssi, sendo o deus da alimentação, levou grandes quantidades de comidas e comidas para Omolú. Cuidou de Omolú muito tempo, porém, nada que fazia curava Omolú, Oxóssi procurou Ossaíyn para saber qual o antídoto poderia curar Omolú. Ossáiyn diagnosticou Omolú, e disse que ele estava com lepra, e que a única cura para Omolú seria a seiva da babosa. Oxóssi precisava encontrar a planta, porém, se saisse, Omolú ficaria sem seus cuidados. Então Oxóssi convocou Oyá, a esposa de Omolú que estava em guerra para encontrar a tal planta. Oyá foi à procura, e encontrou a planta que Omolú tanto precisava. Mas ao chegar à terra de Savé, Omolú estava morto, e não havia nada que poderia ser feito, então Oxóssi pegou seu pó mágico chamado Arolê ( pó vermelho que Oxóssi usa para adentrar as matas ) e jogou sobre Omolú, tornando sua palha amarelado em tom de vermelho e Oxóssi se juntara à essas palhas. Oyá correu para buscar o espírito de Omolú, e ao cair do pó, Oyá pegou seu espiríto e voltou novamente à seu corpo. Omolú voltou a vida!
Desde então, Omolú ficou eternamente grato à Oxóssi e Oyá sua mulher, com o Arolê, Omolú teria em sí a energia de Oxóssi, este fora Oxóssi, é o único que se utilizou do pó vermelho.
Esta é uma das lendas que diz sobre a união de Omolú à Oxóssi e também a ligação com Oyá o amor de sua vida. Desse dia em diante, Omolú passou ser chamado de Azawany que em linguagem Fón dos povos Dahoemanos significa " Palha Vermelha ". O Omolú que se veste das palhas rubras seria também considerado aquele que voltou da morte.
Seu culto é muito antigo, dado ao Omolú caçador das terras Dahoemanas, Omolú Azawany é o mais espertos entre todos os Omolú.
Crédito
PAI FOLHA

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