1• Sincretismo.
O sincretismo se caracteriza pela união de elementos culturais, religiosos e ideológicos distintos que formarão uma nova cultura, religião ou sociedade.
2• Sincretismo religioso.
O sincretismo religioso consiste na presença de um ritual, ideia, organização, símbolos ou objetos artísticos originários de uma religião e que são incorporadas à outra.
3•O Sincretismo religioso no Brasil.
No contexto do Brasil Colonial, entraram em contato vários tipos de manifestações religiosas, como aquelas praticadas por cada uma das tribos indígenas que já habitavam as terras brasileiras, além das religiões africanas e da religião dos europeus (cristianismo).
No contato entre estes povos e suas manifestações religiosas, houve uma miscigenação entre os costumes, hábitos e crenças, dando origem as religiões Afro-Brasileiras fruto desse encontro.
Aqui me atenho a falar dos traços culturais que permeiam as nossas macumbas, e não da forma como isso se deu. O mais importante no meu ponto de vista não está ao fato de a sexta-feira santa pertencer aos católicos, mas sim o que ela representa para os macumbeiros.
Eu por razões particulares não celebro esta data assim como outras, por exemplo: Natal, Dia das Mães, dos Pais, Páscoa, Quaresma, enfim são muitas...no entanto celebro São Jorge( aniversário do templo), e algumas outras. Penso eu que não é esse o fundamento, no entanto se te faz bem, e faz bem para os seus, CELEBRE SIM, que mal tem
Mal tem é ficar enchendo o saco alheio com um purismo que não existe
E viva nosso povo
Autor: Babá Alex D Oxoguian- RJ.
0 Comentários