Breaking News

RIO DE JANEIRO , PERDE O BABA TORODÊ, O PRIMEIRO CANDOMBLECISTA A DIFUNDIR A CULTURA DE IFÁ NO BRASIL.


Mais uma grande personalidade deixa abalada as estruturas do Candomblé Fluminense e Carioca, acaba de falecer de infarto o Babalorixá Torodê D. Ògún , carinhosamente conhecido como Babá Torodê, o Candomblecista que se iniciou pelas mãos do falecido Babalorixá OdéKoyaci e depois fez algumas coisas com Joãozinho da Goméa, Ruy D Oxalá e com a finada Iyalorisà Nitinha D Òsún do Àsé Eng.Velho , casa localizada no Bairro de Miguel Couto em Nova Iguaçu.
Babá Torodê teve uma grande influência nós anais da cultura de Ifá, pois foi Pioneiro destes estudos no início dos anos 80 , quando foi para Nigéria e se iniciou pelas mãos do finados Babalawô Kayode e do Prof Richard D Ajagunan que deram continuidade onde, e foi formada as primeiras turmas de iniciação de Ifá, com autorização devida para isso , muito tempo depois que começou aparecer os Africanos e Cubanos e chegavam falando sobre ifá.
Babá Torodê tinha 60 anos de santo , foi filho , Pai , Professor e percursor de uma cultura que agora nos últimos 30 anos veio aflorar mesmo no Brasil , ele abriu as portas para a sabedoria , para o entendimento, e muitos ensinamentos foram divulgados de acordo com sua perspicácia, teve centenas de alunos , e muitos deles bem conhecidos e famosos do Candomblé Fluminense.
Desejamos os nossos mais sinceros sentimentos por está grande perda e pela lacuna vaga de sabedoria e cultura que vai fazer falta aos mais novos.
Que descanse em Paz , cumpriu seu Papel com Babalorixá e Mestre.
Ká sún rè ó!

 

Postar um comentário

0 Comentários