Breaking News

A QUARESMA NO CANDOMBLÉ


 A QUARTA FEIRA DE CINZAS E A QUARESMA ...


Na quarta-feira de cinzas, começa a quaresma, tempo de preparação para a ressurreição de Jesus na páscoa, e termina na quarta-feira da Semana Santa.
A quaresma na umbanda é um tempo de retiro espiritual. Seus 40 dias refletem a penitência de Jesus no deserto e significa um período de retiro espiritual. A quaresma convida-nos a pensar em nossa existência e refletir sobre os passos para a nossa evolução.
Como umbandistas, seguimos os ensinamentos de Cristo e sabemos que a quaresma é época de instabilidade espiritual, por isso devemos nos guardar, buscando a purificação do coração e do espírito. Ilumine seus orixás e entidades de umbanda, chame pelos espíritos de luz, os espíritos consoladores, acenda velas aos domingos pedindo proteção. Pretos Velhos deixam a casa protegida contra espíritos inferiores.
Medite, tome banho de descarrego, liberte-se das amarras que prendem o seu espírito. Busque o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
Peça aos caboclos que abençoem suas defumações. Esse é o momento de abrir seu coração, buscando o amor ao próximo como ensinou Jesus.
Reze a Oxalá nas sextas-feiras e peça por paz de espírito e iluminação em seus caminhos.
Evite o consumo de carne na quaresma e busque alívio para o estresse. Guarde momentos para reflexão, deixe que o amor de Cristo traga paz a sua vida.
Lute contra seus vícios, vença seus demônios espirituais e receba o axé dos Orixás da Umbanda.

A QUARESMA NO CANDOMBLÉ
Nos tempos primórdios quando chegava a Quaresma, o povo Ioruba paravam suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois para o Candomblé o período da Quaresma é o período que em que os Orixás entram em guerra contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos. No dia da festividade chamada Olorogún, eram vestidos todos os
Orixás do Axé e cada um dos Orixás vinham com um pequena trouxa, contendo a comida preferida de cada um deles. Todos dançavam os seus toques prediletos e no final saiam todos em fila dançando o Adarrun.
A quaresma - Orixás
Depois dessa festa os Orixás só voltavam no sábado de Aleluia. Depois do Olorogún os atabaques da casas eram recolhidos, onde tomávam ebós, eram lavados com ervas, e tomavam Obori.
Essa foi uma forma encontrado para fortalecer os Atabaques que são utilizados em todas as funções litúrgicas. No sábado de Aleluia, era feita uma grande festa em louvor aos Orixás,onde Ogum por ser o pai das guerras, traziam em suas mãos um grande cesto de pão para distribuir no salão. Representando o vencimento da guerra pela paz. A semana santa representa para o Candomblé a criação do mundo.
Por este motivo os candomblecistas devem vestir o branco nessa semana, e principalmente na sexta-feira santa, já que representa o dia que os Orixás desceram do Òrún para conhecerem a grande criação de Olodum,executada por Oduduwa. Peço aos Candomblecistas que respeitem a semana santa, não pelo que ela representa para a Igreja Católica, mas sim pelo ela representa para nós do Candomblé.
Usem branco, se não podem usar a semana toda coloque na sexta-feira, ofereçam canjicas, pão, acaçás á Oxalá pedindo paz para o nosso Brasil. Protejam-se, usem o Contra-Egún, pois essa semana os Egúns ficam soltos, pois Iansã está em guerra e não pode prende-los.
PAI FOLHA
Postado pela pagina Apostila do Abian

Postar um comentário

0 Comentários