Breaking News

Resguardo e Restrições de Axé.


 Há detalhes mágicos que mesmo parecendo imperceptíveis fazem uma enorme diferença. O respeito ao sagrado lhe dá força para restringir-se de atitudes e de até mesmos costumes que faz qualquer um duvidar...


Beber, fumar, sair para um simples bar ou até mesmo uma praia ou um sepultamento de um querido amigo. Sentar num banco de um transporte público, olhar a multidão de cabeça em pé, ou se perder nas redes ou até mesmo namorar...se espantou? Restrições de cores, certas comidas, frutas e um simples olhar no espelho, ou até mesmo simplesmente um talher, pegar numa faca, falar auto ou bater papo na esquina...Pegar o sol quente, sereno, ir em reuniões...São algumas das proibições de um Iawô (iniciado), ou algumas dessas restrições podem estar no dia a dia de alguém que simplesmente fez um ebó (Obrigação), bori(dar comida a cabeça) dentre alguma obrigação que o indivíduo passa.

Não é fácil, mas tenham certeza é mágico viver em um mundo e renascer nele mesmo. Algo que arrepia e faz vibrar.

O resguardo é etapa fundamental para conclusão de toda obrigação e é dever do cumprimento exclusivo do obrigacionado, embora haja ainda alguns que somente pelo fato de vc já iniciado ou filho do axé ir participar da obrigação que for, também se restringir de algumas desses exemplos que dei dentre muitos outros.

Nosso corpo é um altar sagrado, que aprendemos aos poucos valoriza-lo, preserva-lo e zelar por ele, pois assim estaremos mais fortalecidos.

A quebra do resguardo, traz danos inrepáraveis, como o cristal que arranha, e quebra que mesmo restaurado não volta a ser como antes.

Por tanto quem passou, parabéns! Quem está passando, força e quem irá passar, se prepare para momento inesquecível.

Mojubá!

Babá Marcelo Fritz d' Oxaguiã 

Postar um comentário

0 Comentários