Breaking News

AS FACES DE OXUM

Oxum pode ter muitas qualidades, mas ela é apenas uma só em muitas personalidades que tem. Não, não é falsidade, não é máscara, é evolução, transformação.

Você pode dizer que Oxum Ipondá é muito guerreira, que Òpárá é mais bélica e assim por diante, mas no final de tudo, Oxum é uma só.

Ela ensinou para nós tantas e tantas coisas em suas histórias que muitos não enxergam que ela não é só vaidade, mas a arte da guerra.

Oxum ensina que água mansa também mata afogado.

Oxum ensina que devemos ter amor próprio, que devemos aceitar quem somos e não se preocupar com opiniões alheias.

Oxum ensina que o AMOR é o mais valioso dos tesouros.

Oxum ensina que se sacrificar por quem ama é a magia mais poderosa que existe.

Oxum ensina que é preciso sair de certos lugares, às vezes deixar tudo para trás e construir uma nova história e foi assim que ela tornou-se a rainha de Ijexá e transformou aquela cidade pobre na mais rica, só olhar procura sobre Ijexá que não é mito.

Oxum ensina que nenhuma mulher deve ser humilhada e nem desprezada, foi por isso que ela acabou tornando-se a mais poderosa de todos os Òrìsàs e imoles quando os odu mais velhos pediram agô para ela pra que a terra e a vida pudessem ter fertilidade e assim ela fez, onde recebeu dos Odu todos os poderes.

Oxum ensina que devemos buscar aprender e foi assim que ela soube o segredo dos búzios por Exu.

Oxum ensina que não devemos temer o desconhecido e foi assim que ela foi iniciada no culto das Ìyámi Òsòróngà onde acabou sendo a líder de todas elas.

Oxum ensina que a FÉ nunca morre, foi assim que ela fundou o candomblé.

Oxum ensina que devemos ter o dom da compreensão e da diplomacia e foi assim que ela conquistou toda admiração do Reino de Sàngó.

Oxum ensina que para destruir os seus inimigos não basta gritar e nem fazer guerra, mas sim com estratégia e lógica, foi assim que ela matou todos envenenados quando o exército inimigo invadiu o Palácio de Sàngó quando ele, Obá e Oyá estavam na guerra.

Oxum ensina que devemos enxergar com os olhos do coração e da alma, foi assim que ela amou Sàngó quando ele ficou pobre; amou Obaluayiê e tocou em suas chagas onde secaram e foi aí que ela foi a convidada de honra em seu Olubajé.

Oxum ensina tantas, mas tantas coisas que infelizmente acham que ela apenas se banha e se admira nas águas doces.

Oxum é a que rege a fertilidade. Terra que não é fértil, não tem vida. Homem e mulher que não são férteis não há mais procriação. Entenda:

Oxum é Yalode, ou seja, a Grande Rainha das Rainhas. Não é a toa que ela carrega esse título.

Antes de olhar Oxum novamente, lembre-se o que ela representa:

O Poder de transformação do Ódio para o Amor e do rancor para o Perdão. O maior dos sacrifícios é perdoar e amar a si mesmo como se não existisse mais ninguém, pois se você não se valoriza, quem vai te valorizar?

O espelho de Oxum reflete os mistérios da alma. Enxergue a sua e mude tudo para o seu melhor.

Oxum é AMOR!
Oxum é PERDÃO!

Fonte Jerônimo Souza
.
 

Postar um comentário

0 Comentários