Breaking News

MAS VOCÊ SABIA? E todo ano a mesma coisa: “Oyá não é Santa Bárbara”/“Xangô não é São João”/“Oxalá não é nosso Senhor do Bonfim


 e mais uma gama de negação das tradicionais festividades religiosas por causa da abominação do sincretismo.

Que os Santos Católicos não são os Orixás a gente sabe. Inclusive quem desde épocas passadas cultuava Orixá sabia disso. Agora, uma coisa me deixa encucado:
Você que aponta essas marcas sincréticas, sabe de qual segmento religioso (dica: bem mais antigo que o candomblé) tem o costume de usar branco nas sextas-feiras? Pois é, aconteceu assimilação religiosa.
Sabe do uso de velas? Sim, também não nasceu com o candomblé. E você usa.
Sabe qual religião milenar abomina o consumo de carne nas sextas-feiras por ser um dia de purificação? É, tivemos assimilação disso também.
O costume de se usar determinados elementos, principalmente jóias, na boca de quem faleceu (ritualística utilizada em algumas nações do candomblé), não teve início com o culto de Orixá.
A indumentária religiosa também passou por assimilação! Elementos de assentamentos (igbas) idem. Interferência de outras religiões e contato com outras culturas fizeram parte do panorama das religiões diaspóricas. Se positivas ou negativas, isso é um outro assunto.
Então, criticar o festejo de senhoras e senhores em dias votivos como o de hoje é tentar, ignorantemente, anular uma tradição que você não faz ideia de como surgiu. Por vezes, nem de como nasceu aqui.
Epahey Oyá!⚡️🔥
Viva Santa Bárbara! 🍷🗡
Dofono Cleston de Airá. 04/12.

Postar um comentário

0 Comentários