Breaking News

A história de Santa Bárbara


 Santa Bárbara, com quem Iansã se relaciona, é conhecida no catolicismo pelo ciúme descontrolado que seu pai, Dióscoro, tinha por ela. De acordo com a história contada pela Igreja Católica, ele era um homem que não aceitava que sua filha única vivesse no meio da sociedade daquele tempo que ele considerava como corrupta.

Por conta disso, Dióscoro decidiu fechar sua filha Bárbara em uma torre. Isolada de todos, a garota recebia os ensinamentos de tutores em que seu pai confiava. Para ela, aquela situação era como um castigo. Porém, com o tempo, a situação passou a ser vista por Bárbara de outra forma.
Lá no alto, a jovem passou a contemplar a natureza e perceber os fenômenos naturais, como as estações do ano, a chuva, o sol, o frio, o calor, os animais e tudo aquilo que compõe o meio ambiente. Esses fatores fizeram com que Bárbara passasse a questionar se tudo aquilo era realmente uma criação de “deuses”, como seus tutores a ensinaram, ou se no fundo existia alguém mais poderoso por trás da criação do mundo.
Com o avançar da idade, Bárbara começou a frequentar a cidade e conhecer o cristianismo, onde se identificou e encontrou respostas para suas inquietações. Foi ali que começou a questionar seu pai e, um dia, em sua cerimônia de batismo, ela fugiu de Dióscoro. Descoberta e denunciada por um pastor, a jovem foi capturada pelo pai e levada até ao tribunal completamente nua. Nesse momento, um milagre aconteceu. Bárbara foi milagrosamente vestida com um suntuoso manto.
Porém, ela acabou sendo morta pelo pai que degolou a cabeça da filha. Quando a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão, um grande trovão foi ouvido pelo povo e um raio atingiu o corpo de Dióscoro, que caiu no chão sem vida. Acredita-se que a natureza se revoltou contra o pai e se vingou de morte da Santa.
Confira mais sobre os outros Orixás e o sincretismo com a Igreja Católica
Iansã e o sincretismo com Santa Bárbara
Após esse acontecimento, Santa Bárbara passou a ser conhecida como “protetora contra relâmpagos e tempestades”. Seria essa a principal relação da figura religiosa cristão com a Orixá Iansã, já que ela também é lembrada durante as tempestades. Além disso, por ser a senhora dos raios, a história das duas entidades está relacionada nesse ponto. Por fim, tanto a Orixá quanto a Santa são divindades representadas segurando uma espada.
Agora que você já conhece melhor Iansã e seu sincretismo com Santa Bárbara.

Postar um comentário

0 Comentários