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YEMANJÁ E SEUS CAMINHOS.



Embora sendo um Orixá feminino, Yemanjá trabalha como um homem e, nas Américas é a divindade das águas salgadas. ESTE ORIXÁ É NATURAL DE ABEOKUTÁ, NA NIGÉRIA, LOCAL ONDE SEU CULTO PROLIFERA COM MUITA INTENSIDADE, MAS SEUS PRINCIPAIS SEGUIDORES SÃO OS NATURAIS DE EGBADO LOCALIDADE CUJA RAINHA É OKOTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO OSÁ. Seu principal templo está localizado em Ibará, bairro de Abeokutá e, embora seja cultuada no rio Ògùn, seus seguidores vão, anualmente, recolher água para lavar os seus axés, numa fonte de um afluente denominado rio Lakaxa.
Yemanjá seria tão velha quanto Obàtálá e talvez tão poderosa quanto ele. É FILHA DE OLÓÒKUN QUE EM BENIN É CONSIDERADO COMO UM DEUS E EM IFÉ COMO UMA DEUSA, CUJO REINO SÃO OS OCEANOS. TERIA SIDO CASADA COM ORUNMILÁ E DEPOIS COM OLOFIN, DE QUEM GEROU DEZ FILHOS, CUJOS NOMES ENIGMÁTICOS FAZEM CRER QUE SEJAM OS OUTROS ORIXÁS.
Conta uma lenda que Yemanjá, cansada de viver em Ifé, seguiu em direção ao Oeste indo instalar-se no "por do sol". Inconformado com o abandono Olófin mandou seu exército à sua procura. Cercada pela tropa, Yemanjá, ao invés de se deixar prender, quebrou um frasco contendo um líquido mágico que lhe havia dado seu pai Olokún, o que fez com que surgisse ali mesmo. Um caudaloso rio, cujas águas a levaram até o oceano, local de residência de seu pai.
Por seu caráter intempestivo, Yemanjá perdeu a hegemonia do mundo terrestre assumindo, desde então, domínio sobre a orla marítima em cujo movimento hora calmo, hora agitado e revolto, tem representada a sua personalidade inconstante.
SEU NOME EM YORUBÁ, YÉYÉ OMO EJÁ (IYEMOJÁ), SIGNIFICA : "MÃE DE FILHOS INÚMEROS COMO OS PEIXES", OU SIMPLESMENTE "MÃE DE FILHOS PEIXES", RESSALTA, SOBREMANEIRA, SEU INSTINTO MATERNAL, UMA VEZ QUE ASSUME COMO FILHOS TODOS OS SERES HUMANOS, INDEPENDENTE DE QUAIS SEJAM OS SEUS OLORÍ.
Isto está exemplificado num Itan Ifá que descreve a forma como Yemanjá assume a maternidade de Omolú, filho legítimo de Nanã, desprezado pela própria mãe por ser portador de lepra.
Yemanjá representa, portanto, o instinto maternal, assumindo, de muito boa vontade todos os seres humanos como filhos bastando, para tanto, que se recorra aos seus préstimos e que se solicite sua proteção.
COMO OSUN, YEMANJÁ TEM, MESMO NA ÁFRICA, DIVERSOS NOMES, TODOS RELACIONADOS AOS LUGARES DIFERENTES E PROFUNDOS DO RIO ONDE É CULTUADA.
É representada por imagens de madeira com seios enormes, símbolo da maternidade fecunda. O fato de possuir seios enormes tornava Yemanjá demasiadamente suscetível e qualquer menção a eles, era motivo mais do que suficiente para despertar a sua fúria.
Uma lenda narra de que forma um comentário irônico, feito por seu marido, em relação aos seus seios, fez com que Yemanjá, irritada, bate-se com o pé no chão provocando o surgimento de um rio que a teria transportado para o oceano, da mesma forma que na lenda anteriormente descrita.
Segundo as tradições, Yemanjá veste-se de diversas cores, destacando-se, dentre elas, o branco, o azul, o verde-água e o rosa, sempre em tons claros e transparentes.
Aprecia rosas brancas como oferenda e é certo que, seus filhos, quando têm problemas de saúde, possam recuperá-la oferecendo à Orixá, um ramo destas flores na beira da praia.
Proíbe aos seus filhos o consumo de agrião e de quiabo, sendo estas as suas principais interdições.
NA ÁFRICA, YEMANJÁ É CULTUADA NO RIO OGUN (ODO ÒGÙN), ONDE RECEBE REGULARMENTE OS PRESENTES OFERECIDOS POR SEUS FILHOS E SEGUIDORES.
Nas Américas, no entanto, onde seu culto é grandemente difundido, recebe oferendas nas águas do mar.
SUA SAUDAÇÃO MAIS COMUM É "ODO IYÁ!" QUE SIGNIFICA "MÃE DO RIO". OUTRAS FORMAS DE SAUDÁ-LA, UTILIZADAS NO BRASIL SÃO: "ERÚ IYÁ!" E "ODO FÉ IYAGBÁ!" SENDO QUE ESTA ÚLTIMA SAUDAÇÃO, MUITO UTILIZADA NOS RITOS DE UMBANDA, SIGNIFICA: "AMADA SENHORA DO RIO". É CHAMADA TAMBÉM DE "IYÁ ORI" (MÃE DA CABEÇA), DEVIDO À CRENÇA DE QUE O LÍQUIDO EXISTENTE NO CRÂNIO, ENTRE A MASSA CEFÁLICA E A PAREDE CRANIANA, PERTENCE A ELA, ESTANDO, DESTA FORMA, PRESENTE E REPRESENTADA EM TODAS AS CABEÇAS.

No Brasil, grandes festas em louvor dela são organizadas na passagem do ano e no dia 2 de fevereiro, ocasião em que seus fiéis, reunidos em grandes grupos ou sozinhos, depositam suas oferendas nas águas do mar.
A festa de 2 de fevereiro na Bahia, atrai para a praia do Rio Vermelho, uma multidão imensa de fiéis que formam longas filas diante da porta de um pequeno templo construído em sua honra, sobre um promontório que domina toda a praia.
Na passagem do ano, na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1 de janeiro, este Orixá é festejado, principalmente na orla marítima do Rio de Janeiro, ocasião em que milhares de pessoas prestam-lhe culto, entregando suas oferendas nas águas do mar. Esta tradição popularizou-se de tal forma que, hoje, consta do calendário turístico carioca.

Em Cuba sua festa ocorre no dia 8 de setembro, dia da natividade de Maria, ocasião, na qual, um grande número de pessoas vêm homenagear Yemanjá, misturando a fé católica à devoção aos Orixás africanos.
Naquele país, assim como no Brasil, este Orixá costuma ser representado pela imagem de uma mulher loura, de pele clara, vestindo uma longa túnica azul adornada de estrelas prateadas e carregando na cabeça um diadema de pérolas encimado por uma estrela de prata resplandecente.
Na África, segundo Lydia Cabrera, conhece-se sete "caminhos" de Yemanjá o que especifica que existe uma única Yemanjá com diferentes nomes relacionados aos lugares onde é cultuada.
Estes caminho, com seus respectivos atributos são:
AMORO – A mais velha de todas. Usa ricas vestimentas e protege seus filhos com suas sete saias. Mora numa lagoa distante do mar e adorna-se com as jóias de Olokún. Sobre sua cabeça está sempre presente a coroa de Oxumaré, o arco-íris.
OGUNTE –  VESTE-SE DE AZUL-CLARO E VIVE NOS ARRECIFES PRÓXIMOS DA PRAIA. É UMA GUERREIRA TERRÍVEL QUE CARREGA, PRESO À CINTURA, UM FACÃO E OUTRAS ARMAS DE FERRO CONFECCIONADAS POR OGUN ALAGBEDÉ, SEU MARIDO. DIZEM QUE É RANCOROSA E VIOLENTA, QUE DETESTA PATO E ADORA CARNEIRO.
MALELEO –  ESTA YEMANJÁ VIVE NUMA FONTE DE ÁGUA DENTRO DO MATO. O ROSTO DE SUAS YAWOS NÃO PODEM SER TOCADOS QUANDO ESTÁ INCORPORADA. COMO OSUN, TEM UMA ESTREITA RELAÇÃO COM AS FEITICEIRAS (YAMI ÀJÉ).
ASABÁ –  Esta Yemanjá não pode ser olhada nos olhos. Foi mulher de Orunmilá que a expulsou por haver teimado em usar seus instrumentos de adivinhação. É altiva e perigosa. Usa sempre uma corrente de prata no tornozelo.
AKURA ou KONLA – Vive na espuma das ondas envolta numa vestimenta de algas. É agitada e irrequieta, movimentando-se permanentemente.
YEMANJÁ APARÁ – É enfermeira, cuida dos doentes e protege e orienta os médicos. Esta Yemanjá vive na confluência de dois rios na companhia de OSUN APARÁ. Sua dança é revestida de alegria e boas maneiras.
ASESÚ – ESTA É A MENSAGEIRA DE OLOKÚN. É MUITO SÉRIA E LENTA NA ATENDIMENTO AOS PEDIDOS DE SEUS FIÉIS. DIZEM QUE GOSTA DE PATO E QUE SE DISTRAI CONTANDO AS PENAS DESSA AVE O QUE FAZ COM QUE ESQUEÇA O QUE LHE PEDEM.

NO BRASIL, SEGUNDO A TRADIÇÃO DOS CANDOMBLÉS DE ORIGEM NAGÔ (YORUBA), CONHECE-SE E CULTUA-SE SETE "QUALIDADES" DE YEMANJÁ QUE SÃO:
YEMOWO, QUE TERIA SIDO MULHER DE OBÀTÁLÁ.
YAMASSE, MÃE DE XANGÔ.
OLOSÁ, QUE VIVE NA LAGOA ONDE DESÁGUAM OS RIOS.
YEMANJÁ OGUNTÉ, ESPOSA DE OGUN ALAGBEDÉ.
YEMANJÁ ASSABÁ, A QUE ESTÁ SEMPRE FIANDO ALGODÃO. DIZEM QUE MANCA DE UMA PERNA.
YEMANJÁ ASSESSÚ, DE OPINIÃO FORTE E MUITO RESPEITÁVEL.
A OUTRA QUALIDADE DE YEMANJÁ SERIA YEWÁ, MAS ISTO É EM DECORRÊNCIA DE UMA CERTA CONFUSÃO ESTABELECIDA JÁ QUE SABEMOS TRATAR-SE DE UM OUTRO ORIXÁ CULTUADO NUM RIO DA ÁFRICA QUE CORRE PARALELO AO RIO ÒGÙN ONDE YEMANJÁ É CULTUADA.
UM DOS ADIMÚS PREFERIDO DE YEMANJÁ É COMPOSTO DE INHAMES FRITOS E TEMPERADOS COM MELADO DE CANA, ARROZ COZIDO COM CARNE DE PORCO, RODELINHAS DE BANANAS FRITAS NO DENDÊ E MILHO PICADINHO COZIDO E TEMPERADO COM DENDÊ.
No Brasil, Yemanjá é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Glória, assim como com a Yara dos indígenas e a Sereia dos Europeus.

YEMANJÁ NO CARIBE
Em Cuba seu sincretismo está relacionado à Virgen de la Regla sendo um dos Orixás de maior popularidade naquele país.
A ira de Yemanjá é muito comum, diz-se ser um Orixá com o caráter do mar que hora está manso e hora bravio, não se podendo prever o momento exato desta mudança.
Para apaziguá-la, procede-se a um ritual durante o qual são oferecidos sete diferentes adimús durante sete dias consecutivos.
Coloca-se suas pedras numa bacia com água do mar envolvidas em folhas de algas marinhas e então oferece-se:
Melado de cana, que é misturado à água da bacia.
Um prato de feijão fradinho cozido com carne de porco e rodelinhas de banana.
Sete mamões.
Uma tigela de milho encharcado com água e uáji.
Um prato de doce de coco.
Um prato ou travessa com 14 bolas de arroz regadas de melado de cana.
Um melão adornado com sete bandeirinhas azuis.
Decorridos sete dias estas oferendas são despachadas, parte na praia, parte nas águas de um rio e parte no alto de um morro.

CAMINHOS DE YEMANJÁ EM CUBA E SUAS DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES

1 - Yemanjá Ibu Yabani. Esta Yemanjá vive na companhia de "Borosia". Seu assentamento leva uma cabeça de madeira onde se introduzem diversos axés.

2 - Yemanjá Ibu Okoto. Seu nome significa: "A que vive entre as conchas". Representa um "mar de sangue”, preside as batalhas navais provocando aí, derramamento de sangue e morte por afogamento. Suas cores são o azul da Prússia e o azul água.

3 - Yemanjá Ibu Olejo. É irmã de Ibu Okoto e natural de Ayetaro. Come codorna e vive dentro de uma sopeira onde se coloca 21 conchas do mar.

4 - Yemanjá Ibu Iyelowo. Esta Yemanjá é a dona de todo os tesouros que se encontram dentro do mar. Na sua sopeira tem que ter sempre água do mar cobrindo o otá, água esta que deve ser renovada a cada sete dias.

5 - YEMANJÁ ASESÚ. ESTA YEMANJÁ É A DONA DOS PATOS, GANSOS, CISNES, ETC... NASCE NO ODU IRETE MEJI, SUAS CORES SÃO O AZUL BEM CLARO E O BRANCO. É A FILHA PREDILETA DE OLOKÚN E SEU PODER TOTAL É OBTIDO NO ODU OTURA-IWORI. SEGUNDO UM ITAN CONTIDO NESTE ODU, ASESÚ ROMPEU TODOS OS VÍNCULOS QUE A UNIAM À TERRA E, POR ESTE MOTIVO FICOU DESMEMORIADA.

6 - Yemanjá Akere. Esta é a servidora de Olokún, representada materialmente pela rã. Diante de seu igbá deve ter sempre um peixe linguado seco. Suas cores são o azul e o verde água. Os ararás a chamam de Humeto.

7 - Yemanjá Orô. Esta Yemanjá é portadora de um grande mistério que está relacionado à sua ligação com os mortos. É ela quem movimenta os Eguns. É a sereia que canta e encanta. Suas plantas preferidas são o álamo e o cipreste. Suas cores são o azul escuro e branco transparente. Entre os ararás é conhecida como Kusuwu.

8 - Yemanjá Axabá. Esta é a Yemanjá mais velha, primeira filha de Olokún. Nasce no Odu Iká Meji e, no Odu Osayeku, recebe o título de comandante do barco. Suas cores são o azul claro e o creme. Seu nome completo é "Yemanjá Ashabá Ogun Fasogun Aralotojé Ixoro Odun”. Os ararás a chamam de Ewá Huga.

9 - Yemanjá Ogunte. Esta é a mais guerreira de todas, vive com Ogun em campanhas de guerra. Seu nome completo é "Yemanjá Ogunte Ogunmasomi" e, entre os ararás é conhecida como Akadume. Não aceita pato em seus sacrifícios e gosta de comer galo na companhia de Ogun. Suas cores são o azul claro, o creme e o rosado. Está sincretizada com Nossa Senhora das Neves e gosta que seus adimús sejam regados com muito mel.

10 - Yemanjá Mayelewo ou Okunjima. Esta Yemanjá é a filha predileta de Nanã Burukú. Vive no meio do mar controlando as sete correntes marinhas. Seu nome significa; "A que se interessa pelo dinheiro e pelo comércio". Não encara ninguém de frente, olha sempre de lado. É comerciante e é quem determina a diferença das pinturas de cada Santo de acordo com as orientações de Olofin. Nasce no Odu Ogbetuá. Vibra na entrada das baías e teria sido ela quem tingiu de azul as águas dos oceanos, contando, para isto, com a ajuda de Asesú. É esta Yemanjá quem estabelece, pelo comércio, a relação entre os povos.

11 - Yemanjá Ibu Agana. Esta Yemanjá foi mulher de Orixaoko e seu nome significa "A furiosa" ou ainda "A Louca". É muito bela, mas possui sete caroços na barriga e uma de suas pernas é mais fina que a outra. Filha dileta de Olofin e esposa de Olokún, habita tão somente nas profundezas abissais, não gostando das superfícies. Suas cores são o azul da Prússia, coral e branco água (transparente)

12 - Yemanjá Ataremawa. Seu nome significa "A que é importante em todos os momentos". É a dona dos tesouros do mar. Suas cores são o azul claro, o creme e o coral. Habita os bosques de algas e plantas marinhas nas profundezas oceânicas. Nasce no Odu Oturaniko, come cabrito com Ogun e adora sapotís. Segundo se afirma, esta Yemanjá tem a pele amarela e os cabelos azuis. Os ararás a denominam Tofodun.

13 - Yemanjá Ibugunle. Seu nome significa: "Sedimento do Mar". Representa a beira-mar, vive sobre os recifes. É a mãe da baleia. Suas cores são o azul escuro e o branco água. Os ararás a chamam de Medine ou Wedine.

14 - Yemanjá Ibu Tinibú. Vibra no mar revolto ao qual representa. Seus fios de contas são enfiados com sete contas azul da Prússia, sete peroladas e sete azul claro alternadas. Os ararás a chamam de Asiasinani.

15 - Yemanjá Ibu Akikoni. É aquela que, quanto está zangada, faz todo o mundo tremer. Vive na crista das ondas. Seu fio de contas é composto de sete miçangas azul-da-prússia, sete azul-claro, sete verdes e sete água, todas transparentes.

16 - Yemanjá Ibu Konlá. É aquela que ajuda na construção dos barcos.

17 - Yemanjá Ibu Inã. Esta é a senhora das disputas. É mãe de Oxóssi e de Inle. Avarenta e arrogante. Come pargo e cabrito. Seu colar é confeccionado com sete contas azul-da-prússia, sete peroladas, sete búzios e âmbar. Entre os ararás é conhecida como Menãní.

18 - Yemanjá Ogun Ajipo. Esta Yemanjá vive no rio e possui seios enormes. É irmã de Ogunte, guerreira e valente. É ela quem proporciona, às mulheres maduras, a possibilidade de gerarem filhos.

19 - Yemanjá Ogun Asomi. Outra irmã de Ogunte. Possui, como suas irmãs, caráter guerreiro e combativo. Costuma portar duas espadas ou facões de lâminas longas. Habita a superfície dos mares, mas pode também ser encontrada nos pântanos próximos do mar. É oriunda da terra arará e companheira de Azawani.

20 - Yemanjá Ibu Nodo. Esta Yemanjá vive nos rios. Ë muito bela e bondosa. Adora comer codornas e sua segurança é montada num caramujo do mar.

21 - Yemanjá Iyá Mase. Esta é a mãe de Xangô. Leva uma coroa totalmente revestida de búzios que lhe encobre parcialmente o rosto. Quando se acendem velas para esta Iyagbá, tem que ser sempre em número de sete.

22 - Yemanjá Ibu Alaro. É a dona do uáji e do anil. No seu igbá não podem faltar sete anzóis e sete espadas. Sua cor é o azul-anil.

BÀBÁLÁWÒ IFASEUN AKINOSOFUNFUN ELEGUUNDE OLUSOLÁ OGUNSI
Miguel Solon Awo Ifaseun

 

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