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ÌWÁ RERE O BOM CARÁTER




ÌWÁ RERE O BOM CARÁTER


ÀDÁYÉBÁ = àbí nibí o caráter hereditário, quanto não pode ser dito sobre a importância dada pelo povo yorùbá sobre aquilo que trazemos conosco do Òrun (do além), somatória de tantas experiências de vidas e daquilo que recebemos de nossos antepassados. O ÌWÁ RERE, o bom caráter. Esse é ÀDÁYÉBÁ merecedor de nossos louvores e preces dirigida a que sejamos portadores de um “bom caráter”, ensinamento pregado pela doutrina dos Òrìsà.

KÀDÁRÀ = destino (ÀYÒNMON) ou ainda ÀMÚN WÁ OLÓÒRUN destino que é preconcebido para uma pessoa recebido de Olódùmarè que, na tradição cultural yorùbá, dá origem a ÀMÚN TÒRUN WÁ = cerimônia do nome, baseada no destino que trazemos do òrun a ser cumprido no àiyé. ÀYÒNMON também merecedor de nossos cultos para que cumpramos com louvor aquilo que nos foi pré-destinado nesta passagem pela vida no àiyé e com isso possamos retornar ao òrun sendo merecedores de louvores e cultos por parte dos nossos descendentes.

Como cultuá-los?

Àdúrà, Ìjalá e Orin para algumas Divindades pouco conhecidas.
Louvores destinados para Osetura. São da mais bela harmonia sonora e de uma profunda demonstração de apreço e entendimento da importância para nossas vidas exercidas pelas Divindades Oníbodè = ojúu bodè = ibodè, o Porteiro do Céu. Para ÀJÀLÁ, ALAMO TOMO ORÍ, o Oleiro de Cabeças, podemos assim interpretar esse Título, e principalmente para OSETURA, que certamente vc sabe muito bem de quem se trata, pois ele é o eterno companheiro inseparável de Èsù.

Veja algumas frases que são cantadas e recitadas nestes textos de louvores:

PARA ÀJÀLÁ

ALAMÒ IRE O, ALAMÒ IRE O, ÀJÀLÁ ALAMÒ IRE, ÈMI RIN GBELE ORISEKÚ, DEHIN LEHIN MI ÀLÀLA ALAMO IRE.
(Modelador (Construtor) vc é uma benção, Modelador vc é uma benção. Àjàlá Modelador vc é uma benção. Eu viajo próximo ao trabalho da morte, mas depois quem vem atrás de mim é Àjàlá, o Modelador que é uma benção.)

PARA ÒSÉTÙRÀ

ÒSÉTÙRÀ O RI ÌSE ÀWON ARÀIYÉ BÌÍ...
(ÒSÉTÙRÀ VEJA O TRABALHO QUE AS PESSOAS ESTÃO GERANDO (FAZENDO).)

Elas geram preocupação por nascer do Além e estar vagando continuamente, colocando-se em situações embaraçosas e estão a cumprimentar e tentando retornar atrás de do filho do Poderoso...

PARA ONÍBODÈ

SIMI O! ONÍBODÈ IRE O. SIMI O! ÈYIN ÀGBÀGBÀ LÒRUN. ÀTUPA AYÒ, ATUPA IRE O, ATUPA ÌMÒ, IMÓLÈ AYERAIYE...
(Todos façam) Silêncio! Oníbodè vc é uma benção. (Todos) Silêncio! Vós sois o ancião do Além, Luz (lâmpada) da felicidade, Luz da benção, Luz da sabedoria, Espírito do modo de vida no Mundo...

Estas Divindades tem papel fundamental na filosofia religiosa Yorùbá. Um prepara (modela) o nosso caráter para cumprirmos o nosso pré-destino. Outro encaminha nossas oferendas a Elédùmarè para que consigamos cumprir no Àiyé, com a maior perfeição que nos seja possível, o nosso dever destinado por Ele e, o outro, caso tenhamos atingido nossos objetivos, permitirá que tenhamos passagem livre de retorno ao Òrun que, somente o Porteiro do Céu pode permitir.

Infelizmente, as pessoas procuram na Religião dos Òrìsà o que ela tem DE MENOR VALOR, deixando passar despercebido o que verdadeiramente ela tem de Grandeza e Sabedoria.

ÀSE!
BABALAWO IFÁSEUN
Miguel Solon Awo Ifaseun
EGBE MÒGÀJÍ IFÁ (COMUNIDADE HERDEIROS DE IFÁ/GO) 

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