Breaking News

O ABIYAN



Fulano, pegue aquela vassoura ali e varra o quintal! Ciclano, vá ali passar um pano, mas não entre naquele quarto, ele é sagrado hein! Meu filho, vá devagar, vocês está começando agora, esta roupa não lhe cabe ainda! Hey, menina, já tomou a bença da casa?
Quem já foi Abiyan ou é, sabe do que falamos acima!
Quem é o Abiyan na Casa de Candomblé? O Abiyan é o novato, aquele que, por exemplo, assiste a um Candomblé e o acha lindo e resolve então entrar para a Religião. Quando começa a frequentar o Asè, um universo totalmente novo para ele, é onde começa a se deparar com a verdade, a Casa de Candomblé é um lugar onde se trabalha muito, e acredite, sempre será! De início esses trabalhos serão um pouco “massantes” como varrer quintal, lavar uma louça, lavar um banheiro, carpir uma grama entre muitos outros. Este é um tempo para se conhecer o espaço, as pessoas, observar, observar e observar.
O tempo de “Abiyanato” é exatamente aquele necessário para se construir uma relação com a Mãe de Santo, com os irmãos mais velhos e com o ambiente. Serve para termos uma pequena noção do que é Òrìsà, para verificarmos se é este o caminho que queremos para a nossa vida!
O termo Abiyan, significa aquele que nasceu do “iyan” (fio de uma só volta), isso explica porque o Abiyan é aquele que começa com suas rações e roupas simples, com fios de conta de uma só volta e que deve ser lavado e entregue pela mão de sua Mãe/Pai de Santo. É inadmissível para o Candomblé em geral, que um abiyan ultrapasse estes limites de vestimentas.
Tudo tem seu tempo, tudo tem sua hora. Viver seu tempo certo como Abiyan, só irá o engrandecer para se tornar um bom ìyáwò. E acreditem, o ìyáwò que não passa seu tempo como abiyan, correrá o risco de ter um futuro frustrado, sem história, sem vivência.
( Desconheço a autoria)

Postar um comentário

0 Comentários