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O ogó de Exu

Exu é o orixá (divindade) da criação e da comunicação a palavra Èsù em iorubá significa “esfera”, portanto, Exu é o orixá do movimento. Recebe diversos sobrenomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elegbá ou Elegbará, Bará ou Ibará (aquele que tem poder ilimitado, título outorgado por Olorum), Alaketu (assistente de Orunmilá que, através de uma artimanha, conseguiu ser o rei da região, tornando-se um dos reis da nação), Àkeró ou Akessan (chefe de uma missão, responsável por supervisionar as atividades do mercado do rei de Oyó), Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Baraketu (guardião das porteiras), Lonan (guardião dos caminhos) e Iná (reverenciado na cerimônia de abertura).
Em Angola, recebe o nome de Aluvaiá
(comunicação, corpo humano e comunidade),
Pambu Njila (caminhos e encruzilhadas,
associado a pombajira). Em Ifé foi chamado de Exu Obasin, companheiro de Odudua.
Filho de Olodumaré, é irmão de Ogum e Oxóssi, ele é o guardião do Axé. Recebe essa energia de seu pai e a coloca à disposição de todos, seja para os homens ou para os orixás, multiplicando-se e individualizando-se.
Seu cajado ou bengala, o ogó, possui formato
fálico, feito de madeira e cabaças que fazem
referência a anatomia do pênis e simboliza seu poder concentrador e semeador. Tal qual seu
portador, o ogó é multimídia e multiplataformas , possuindo imensos poderes, como, por exemplo, transportar o orixá para lugares longínquos em segundos, já que Exu precisa estar em todos os atos, em todos os domínios.Exu participa da criação do mundo e de si próprio, portanto, a forma fálica do ogó também simboliza o poder de criação capaz de perpetuar a vida .
BABÁ ZARUMJI (13)981603005

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