Breaking News

Lewa na visão de Ifá .

Na Bahia é cultuada em casa de fundamentos casas antigos, devido à complexidade de seu ritual.
As gerações mais novas captaram conhecimentos necessários para a realização do seu ritual,através do culto de Ifá e seus tratados. Em 1981, houve uma saída de Ieuá no Ilê Axé Opô Afonjá, após mais de 30 anos da iniciação da anterior. Com a volta do culto de Ifá e dos babalaôs, muitos santos como Ieuá, Ocô e Oloquê estão voltando a serem feitos. O que antes eram comum as casas dizerem que não tem folha ou ser perderam com o tempo. Na Bahia antiga muitas casas tinham o auxilio dos babalaôs, com o tempo eles foram sumindo e morrendo, até se perderem completamente os seus conhecimentos, mais uma nova janela se abre para o culto dos orixás nas mãos dos iniciados em Ifá que dirigem as casas de santo, os auós, auofacás, Oriates e Olôs estão trazendo de volta os cultos antes perdidos. As casa de santo se enche do brilho dos orixás antes sumidos que agora estão de volta.
As cores de seus colares (fio-de-contas) são o vermelho e dourado. Usa como insígnias a âncora e a espada, ofá que utiliza na guerra ou na caça, brajás de búzios, roupa enfeitada com icô (palha da costa) tingida. Gosta de pato, também de pombos, odeia galinhas. Há um vodum fom com o mesmo nome, cultuado em São Luís do Maranhão. Saudação – "Riró!".
Ieuá é o orixá da beleza, geralmente cultuada junto a seu irmão inseparável Oxumaré, juntos conduzem o arco íris e o ciclo da água, por ser orixá pouco cultuado é muitas vezes identificada como Oxumaré fêmea, devido também levar uma cobra só que pequena.
Bahia Editar
Nos anais dos candomblés tradicionais da Bahia, Ieuá é cultuada há muito tempo e com grande refinamento de culto no Terreiro do Gantois ou Ilê Iá Omim Axé Iá Massê, assim como também tém seus fundamentos guardados com grande zelo na Casa De Oxumarê ou Ilé Oxumaré Aracá Axé Agodó, e também é um Orixá de culto estabelecido e fundamentado no Ilê Axé Opó Afonjá..

Postar um comentário

0 Comentários