Breaking News

PAI JULIANO DISSERTA SOBRE CABOCLO E O DIA 02 DE JULHO


PAI JULIANO  DISSERTA SOBRE CABOCLO E O DIA 02 DE JULHO

Num dia especial como hoje não poderia me furtar de reverenciar e falar um pouco dessa grande energia CABOCLOS.
Como adepto do Candomblé sempre tive em mente que se praticamos uma religião de Ancestralidade, não seria possível cultuar Ancestrais de outro continente sem reverenciar os donos das terras que habitamos.
A data de hoje tem um conteúdo histórico muito importante para a cultura do Brasil, pois os índios foram determinantes na luta que possibilitou a liberdade da Bahia em 1823, onde mesmo o Brasil tendo proclamado sua independência de Portugal, a Bahia ainda sofria esse domínio. Aconselho a todos a pesquisarem sobre esta história.
Sendo hoje a data que se comemora essa independência da Bahia, surge daí a dedicação a este dia para o Culto a essas boas energias, onde todas as casas com a tradição do Candomblé de Caboclo ou que cultuam essas Entidades espirituais, festejam e prestam homenagens a tal.
Na minha concepção Caboclo não tem nação, sua nação é Brasil, e Eles como donos das terras chegam onde são bem recebidos, na Umbanda, Angola, Terecô, Batuque, Omoloko, Catimbó, Jurema, enfim em todas as ramificações de Matriz Africana, que por respeito a esse princípio Ancestral o recebem.
Que os nossos bons Caboclos, das matas, Florestas, Campinas, Caatingas, Sertões, possam sempre nos abençoar com seus conselhos e sua sabedoria.
Okê Caboclo! Xetro Marrumba Xetro! Xetruá!
Juliano de Yemonjá
Babalorixá e Juremeiro

Postar um comentário

0 Comentários