Breaking News

Pai Waldomiro: Um Baiano no Candomblé Fluminense


 Waldomiro Costa Pinto é o nome do ícone religioso nascido em 1928, conhecido como Pai Waldomiro Baiano ou Pai Baiano, iniciado no primeiro templo fundado por Cristóvão Lopes dos Anjos em Salvador, sendo este o Ilé Àṣẹ Ògún Anaeji Igbele Ni Oman, ramificação do Àṣẹ Oloroke (matriz do Èfòn). Sobre a iniciação de Sr. Waldomiro, Lima (2014) afirma: "É verdade que o Bàbálórìṣà Waldomiro d' Ṣàngó era um dos primeiros filhos de santo iniciados pelo Bàbálórìṣà e Aṣọ̀gún Cristóvão d' Ògúnjá...".

Iniciado aos 15 anos de idade, filho de Ṣàngó e Ògún, chegou a abrir um terreiro em São Paulo, optando por fechá-lo e manter somente o do Rio de Janeiro (fundado em 1944). Popularizou-se devido o alto conhecimento no culto, tornando-se um influente nome dentro da rede social constituída por afrorreligiosos no século passado. Prandi (1990) registra que, por volta do ano de 1970, Seo Baiano migra para o Terreiro do Gantois.
Amigo de pessoas influentes como João Alves de Torres Filho (Joãozinho da Goméia) e José Bispo dos Santos (Pai Bobó de Iyansan), foi pai pequeno de parte dos iniciados no Terreiro da Goméia, inclusive do Pai Vivaldo de Lógunẹ̀dẹ, importante nome na difusão do Candomblé em São Paulo. Deixou-nos em 2007, no mês de fevereiro, dia 21, com centenas de filhos-de-santo e descendentes por todo o país. Na atualidade, o terreiro fundado por este, Àṣẹ Barulèpè, segue em atividade através de seu neto, Pai Sandro Pinto ti Ògìyán.
Texto: Caio Victorino - Ọmọ Ọbàtálá;
Fotografia: Acervo do Asé Barulèpè - ASAP.
Referências:
1 - LIMA, Montavani. Memórias e Identidade De Um Terreiro de Candomblé: Ilé Ògún Anaeji Ìgbele Ni Oman - Àse Pantanal. 2014. Tese (Mestrado em Ciências da Religião) - PUC, São Paulo, 2014.
2 - ISAAC, Daniel. O Candomblé na Baixada Fluminense. Revista Pilares da História, Rio de Janeiro: ano 4, n° 6, p. 49-69, 2006.
3 - PRANDI, Reginaldo. Linhagem e Legitimidade no Candomblé Paulista. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo: n. 14, p. 18-31, 1990.
4 - EUGÊNIO, Rodnei. A Memória Ancestral de Pai Pérsio de Xangô: Expansão e Consolidação do Candomblé Paulista. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - PUC, São Paulo, 2019.
🌿5 - GAMA, Elizabeth. Mulato, Homossexual e Macumbeiro: Que Rei é Este? Trajetória de João da Goméia (1914-1971). Tese (Mestrado em História) - UFF, Rio de Janeiro, 2012.

Postar um comentário

0 Comentários