Toda vassoura no começo varre bem , limpa a sujeira como uma eficiência enorme e de forma rápida mas com o passar do Tempo a vassoura se desgasta e já não consegue varrer a Sujeira tão bem mau empurrando sequer o pó .
Com o tempo e convivendo função a função notamos que alguns permanecem ,firmes em sua fé e objetivos apenas se focando a sua vida no seu Orisá e em seu pai e mãe de Santo, Praticando religião de fato , em vez de anarquia.
Mesmo sofridos e desacreditados segue em frente pois são escolhidos não estão no asé vivendo a tal teologia da prosperidade criada por evangélicos dai pra receber.
Mas há outros filhos e filhas que depois de um tempo...
A casa já não presta mais o Pai e a Mãe de santo não valem nada , se chateiam por qualquer motivo , vivem envoltos em fofoca , brigas , tiram sarros dos irmãos quando estão aprendendo a dançar a cantar e demais aprendizados , focam em superar o outro irmão como se isto fosse ser algo fundamental na vida de alguém ou mudar o destino de alguém.
Se perdem em apenas agradar o Babalorisá ou a Iyálorisá e se esquecem que o Orisá sim é a estrela principal e nem eles se tratam como estrela pois vem com o pé descalço no chão.
Casam , abandonam a religião e o Orisá, começam a namorar e o interesse e a missão já não é mais a mesma coisa ...
Conseguem objetivos e o Asé fica pra segundo plano.
Juram fidelidade diante da entidade , do Orisá do asé e como num passe de mágica traem tudo aquilo que praticaram .
Confusos e ainda acham outros confusos e os tornam mais Confusos sem interesse algum de se corrigir.
Vão sempre pela cabeça dos outros acreditam em tudo que vê e ouvem sem nenhum poder de decisão sobre a própria vida , opinam sobre o que não conhecem , o que não viveram e nem nunca viram.
E estes vivem a teologia da prosperidade se não conseguirem o que querem procuram outra casa de asé , se perder o emprego, o namoro , ou até um fio de cabelo colocam a culpa no Asé jamais em si mesmos ou em suas escolhas .
Este é o caso de vassoura nova para vassoura velha
No começo tudo maravilhoso algum tempo depois nada presta , nada serve !
Aí vêem como solução mudar de casa e o que acontece é o mesmo de sempre:
Vou ser um ótimo filho (a) vim de outra casa lá não prestou, vou respeitar aos mais velhos, Ogãns, Ekedjis e Egbon's.
Algum tempo depois já sabemos o final disto !
Apenas uma Reflexão
Alexandre Cheuem .
0 Comentários