Breaking News

O BRASIL E O SEU PROBLEMA DE MEMÓRIA.


 Aqui estamos : 20 de novembro , dia da consciência negra . A simbólica data atrelada a morte de Zumbi dos Palmares, nos faz o convite a refletir sobre como as pessoas negras são vistas socialmente no maior país preto fora do continente africano. Mas isso você já sabe. O papo aqui hoje é sobre memória coletiva.

O Brasil se esqueceu( de forma) conveniete) o que o povo negro fez por este País. Após ser retirado a força para trabalhar em terras brasilis , cada pessoa negra SANGROU para construir os pedaçinhos que compõem essa NAÇÃO . Mas, os nomes que batizam as ruas por onde você anda, são os dos bandeirantes, coronéis e fazendeiros brancos e ricos . Em sua maioria, os mesmos que fizeram o meu povo sangrar.
Se o assunto for riqueza, ai que o País nos deve mesmo. O fim da escravidão ( celebrado por muitos como uma salvação divina vinda da tal princesa ( portuguesa) deixou o povo negro com uma mão na frente e outra atrás. Descartados como lixo , sobrou para os nossos ancestrais a dura tarefa de se re- organizarem em um País que os odiava. Já dura mais de 400 anos essa “ volta por cima “ , seja na educação, na saúde , no mercado de trabalho, nas artes, e etc. Isso porque eu nem mencionei a Politica .
Porém, em algum momento do seu dia , alguém que se diz muito “ sábio “ vai dizer que “ não precisamos de um dia de consciência negra , mas sim de 365 dias de consciência humana “, usando uma fala do ator americano Morgan Freeman tirada de um contexto e usada para deslegitimar um símbolo de luta . Queira eu poder alegar humanidade em frente ao cano do revolver do policial que invade a favela e mata jovens negros . Ou pedir consciência ao mercado que fica “ nervoso “ quando um Presidente eleito fala sobre acabar coma fome do País. Você sabe a cor de quem não tem o que comer? sei que você sabe .
APRENDAM: esquecimento coletivo é poder na mão de quem não quer abrir mão de seu previlegio, e bem , a gente sabe é mais fácil para essa turma chorar a morte dos judeus na Alemanha, do que olhar para a sua história e ver que a sua riqueza ta suja de sangue.
O probçema é que tenho memória fotográfica e não esqueço de nada.
Texto: @owillmarinho ( instagram)

Postar um comentário

0 Comentários