Breaking News

RELATOS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS DEMONSTRAM QUE CASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO RJ , AMEAÇAM VIDAS ,TORTURAM E EXPULSAM RELIGIOSOS DE SUAS LOCALIDADES.

Um levantamento feito nestes últimos 20 anos de existência do Agen Afro , demonstram que os Casos de Intolerância Religiosa no Rio de Janeiro acometido com adeptos e simpatizantes das Religiões do Candomblé e da Umbanda , mais que triplicaram e ameaçam vidas de religiosos que pertencem as Comunidades de Matrizes Tradicionais de Povos de Terreiros Africanos e Afro Brasileiros.
E com quase a completar dois anos de Pandemia a situação piorou , pois os barracões e terreiros foram obrigados a paralisaram suas atividades como prevenção a vida de um lado e do outro espaços , conquistas e demarcações territoriais que foram enfraquecidos, dando brecha e fortalecendo uma Sociedade Racista , Preconceituosa e Intolerante.
Segundo o acompanhamento realizado neste período o Rio de Janeiro perdeu aproximadamente quase 100 Casas de Santos , por mais variados motivos : Preconceito , Racismo , Intolerância, Homofobia , Dificuldades de Recursos para se manter o Terreiro , Desistência , Mudança de Religiosidade, Pandemia, políticas culturais desconstrutivas e por aí vai....
Dentre várias Cidades no Estado do Rio de Janeiro , a Baixada Fluminense lidera nós casos mais absurdos existentes , dentre quais Nova Iguaçu a Cidade onde se encontra os intolerantes e facções mais perversas do Estado, além de Duque de Caxias , Belford Roxo , Japeri , a capital Rio de Janeiro , o Município de São Gonçalo ocupando as primeiras posições , sem falar em Campos , Volta Redonda, Barra do Piraí, Araruama , Cabo Frio , Itaguaí, Seropédica , Niterói, São João de Meriti, Mesquita , Nilópolis , Queimados , Rio das Ostras , Maricá, Teresópolis , Guapimirim e Magé.
Há Templos onde as vítimas tiveram armas na cabeça, foram obrigadas a se mudarem , ou fecharem seus Terreiros , suas vidas ameaçadas , algumas desaparecidas e há quem diga assassinadas, o uso de vestimentas e peças e indumentárias proibidas e locais onde terminantemente o uso do branco não é permitido , nem no varal de suas lavanderias , recintos sagrados invadidos e vilependiados, alguns obrigados a quebrarem e se desfazerem do seus altares divinos , e seus locais incendiados , destruídos e desmontados, alguns até viraram quartéis de traficantes denominados bandidos de Jesus.
Há situações até de torturas , pessoas amarradas , amordaçadas, utensílios domésticos quebrados , roubados e casas de santo assaltadas.
Também foi verificado que a maioria de Terreiros ficam em áreas de conflitos ou áreas de risco no meio de disputas de facções do crime e do tráfico, além de que por detrás desta Intolerância também existe o poderio Político com um projeto Neo Petencostal de desconstrução da Cultura Afro Brasileira, Racista e Preconceituosa , onde Pastores são qualificados para arrebanhar o maior número possível de Candomblecista e umbandistas , fazendo promessas ilusórias e de factóides inimagináveis se aproveitando da carência e necessidade de cada um.
A Pandemia também foi uma pedra no caminho de uma parcela , pois as dificuldades sociais e financeiras e a falta de recursos fizeram com que muitas casas fechassem , pois com um número enorme de desempregados e com uma inflação quase de dois dígitos , muitos dirigentes foram obrigados a encerraram suas atividades.
O setor imobiliário teve um aumento absurdo , pois as ofertas de vendas e aluguel de Casas de Santo aumentaram considerável , como as sub locações que também não ficou atrás.
A falta de políticas públicas e o interesse do Poder Público é também um fator importante na contribuição do desmonte da Cultura Afro Brasileira , pois faltam ações afirmativas , boa vontade , gestores públicos e querer , além de uma política igualitária para todos com deveres e direitos sociais respeitados .
Politicamente esta área de Direitos Humanos vive um enfraquecimento falta no mercado uma boa safra de Políticos e de gestores com capacidade e competência e principalmente solidários com as questões sociais do País.
A falta de humanidade , sensibilidade e recursos faz da Polícia , instituições cansadas e pré falidas , a falta de visibilidade social também é um fator que enfraquecem a área de segurança do Estado , recursos e pessoal deixam a desejar ,além de profissionais qualificados e de mente aberta para que possam lhe dá com vítima e agressores nestas situações.
A lentidão da justiça e a morosidade de processos e inquéritos nos Ministérios Públicos também é um fator preocupante, pois os casos emperram nas promotorias ou tribunais de justiça e tem casos e denúncias que levam anos para serem solucionados.
Quando esses casos chegam ao final suas penas são leves e não punitivas , tem casos que se repetem e se tem mais de um registro de ocorrência nas delegacias. Falta estrutura , falta estratégia e falta agilidade o Estado é devagar ,devagarinho , parando e parado , e a sociedade e as vítimas pagam um preço caro por isto.
O crescimento do Racismo indiretamente afeta as Religiões de Matrizes Africanas no Rio de Janeiro, pois uma religião que advém dos negros e índios e que vê em seus governantes nenhum apoio para que isso não aconteça. Hoje falar em discriminação racial em 2021 é complicado e inaceitável.
O Candomblé e a Umbanda cresceram em adquirir em seus quadros Desembargadores, juízes , advogados , Médicos , Profissionais da Educação , da Segurança , da Cultura , mais a falta de empoderamento e aceitação e o seu maior entrave , pois a Sociedade trata estas religiões do candomblé e da umbanda como o último biscoito do pacote , pois são excluídos de decisões Nacionais , muitas das vezes políticas e seu espaços na educação e na cultura é limitado por falta de uma identidade , onde a maioria de seus adeptos se escondem por posições políticas , religiosas e sociais.
O Desmatamento não só dá Amazônia , as queimadas são uma anomalia para a natureza, pois ajuda no enfraquecimento destas instituições religiosas que são fundamentadas principalmente pela importância das folhas , matas, florestas , cachoeiras , praias, rios ,e etc. O extermínio dos Povos Indígenas e suas limitações , atinge indiretamente os negros e toda sua cultura , pois sua dualidade cultural é o repeito a ancestralidade e aos antepassados.
A preocupação com a saúde da população negra fator relevante , pois deixa a desejar , uma gama de Negros que necessitam de acompanhamento médico , pois a maioria advém de barracões e terreiros do Candomblé e da Umbanda , zelar pelo corpo e respeitar a vida e o próximo.
E para finalizar a Política , a falta de representações no Congresso , no Senado, nas Assembléias,Câmaras e Poder Executivo enfraquecem as conquistas e benefícios pra estas Comunidades , o não interesse de entender Política e escolher políticos machuca esses povos. Para os religiosos não existe o voto político mais sim o voto religioso , voto onde os governantes vão respeitar o direito iguais de cada um professar a sua fé, de difundir sua cultura e de fortalecer a educação de suas crianças ensinando que o Brasil é um País Laico e que perante o criador somos todos iguais , e que o Diálogo e o Respeito e a melhor maneira de se viver bem e entender que o meu direito começa onde termina o seu.
Os Brasileiros precisam saber o que querem pra si. Não se destrói a vida , a cultura e a história de um povo de um dia para outro. Reflita e pense , pois juntos somos muito mais fortes !

Editorial Agen Afro
Promoter Yango ti Obalúwàiye
Diretor Editor Agência de Notícias Agen Afro
Rio de Janeiro .





 

Postar um comentário

0 Comentários