Breaking News

Ikunle Abiyamo (o Ase Maternal).


 Você já viu muitas estátuas, irokes, agere Ifa, etc. retratando mulheres ajoelhadas, mas você sabe por que elas estão nessa posição?

Ìkúnlẹ̀ Abiyamọ é a postura ajoelhada de uma mulher em trabalho de parto, é uma posição de grande poder para uma mulher!
Ikunle Abiyamo, o Ase da Maternidade!
Uma mulher ajoelhada não pode ser negligenciada ou negada.
Antes da chegada dos britânicos, a principal posição de parto de uma mulher na cultura Yoruba era se ajoelhar. Essa postura raramente é usada hoje em dia, exceto entre aqueles que valorizam sua importância em nossa cultura.
Não é apenas cultural, mas também uma postura de muita importância . O próprio ato de dar a luz à uma criança enquanto se ajoelha mostra submissão e gratidão à Mãe Natureza.
A maternidade é muito importante na cultura Yoruba porque as mães são os blocos de construção da sociedade.
O ato de uma mulher se ajoelhar é sagrado e transformador.
Quando uma mulher diz:
'Mo fi ìkúnlẹ̀ abiyamọ bẹ̀ yín o'
“Te imploro com a postura ajoelhada de uma mulher em trabalho de parto”, apenas o Yoruba de coração duro e muito perverso deixará de atender ao seu pedido!
O motivo Ìkúnlẹ̀ Abiyamọ tem grande destaque na arte visual Yoruba.
E também um dos motivos de uma mulher não direcionar seus seios para terra, assim apenas ajoelhando-se para ser abençoadas.
A maioria dos irọkẹ Ifá (sinetas de Ifá) e agere Ifá (tigela de consulta de Ifá) tem essa imagem de uma mulher ajoelhada.
Esta postura celebra o importante papel do qual as mulheres desempenham na sociedade Yoruba - o de uma geradora de vida.
Baba Sandro de osún

Postar um comentário

0 Comentários