Breaking News

A PENA EKODIDÉ .


 Kodidé ou akodide como é chamado pelo povo do santo, é uma pena vermelha, extraída da cauda de um papagaio africano chamado Odíde.

No Brasil tem o nome de papagaio do Gabão ou papagaio-cinzento.
Esta pena é utilizada nos ritos de passagem, na feitura de santo todos carregam em sua testa ou no centro da cabeça, simbolizando a realeza, o respeito e a honra pelo fato de ter se iniciado para ser um novo sacerdote dedicado ao culto dos Orixás possibilitando assim a este individuo o dom da palavra e sabedoria no novo aprendizado do candomblé.
E respeitando o equilíbrio das energias masculinas e femininas pois o vermelho da pena significa e energia feminina em toda sua pureza.
O velho OXALÁ ajoelhou-se, levou a pena de Ekodidé à cabeça e disse:
"Como exemplo da minha gratidão à dedicação de Omo Osun e como reconhecimento da importância do poder feminino para equilíbrio no mundo, a partir deste dia usarei a pena de Ekodidé presa ao centro da testa, próximo à minha coroa".
A atitude grandiosa de Oxalá ao adotar o Ekodidé em sua roupa branca, repleta de pureza e representante da força masculina da vida mostrou a todos a importância do equilíbrio entre o princípio feminino e masculino.
As forças masculina e feminina se complementam e devem sempre permanecer harmonizadas.
É por este motivo, que o único elemento de cor presente na vestimenta de Oxalá é uma pena vermelha.

Fonte : 
 @orum_aye📸

Postar um comentário

0 Comentários