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As Roupas no Candomblé

Preocupados com a perpetuação sobre o vestuário dos pra ticantes do Candomblé, bem como dos nossos Voduns, o Jeje juntamente com um conselho de ética vem por meio deste veículo, esclarecer alguns pontos, tendo como princípio a cultura que nos foi passada, ao longo de mais de um século de tradição. Percebemos que o complexo código de ética relacionado às vestes dos praticantes do Candomblé, está sendo diariamente infringido, expondo a nossa religiosidade de forma profana em meio à sociedade. Dessa forma, esse artigo tem por objetivo, dirimir dúvidas de pessoas que não tiveram o acesso à informação e, também expor a opinião da cultura Fongbe (Jeje) sobre esse importante aspecto da nossa religiosidade.
Desatentos às hierarquias das indumentárias e vestimentas do Candomblé, muitos participantes (talvez pela falta de conhecimento) estão desrespeitando, não somente os seus mais velhos(Hungans), mas também as nossas Divindades. Isso ocorre, principalmente, com a chamada “carnavalização” dos tradicionais paramentos dos Voduns. A situação vem se agravando, ao ponto de recriarem os trajes, implantando assim, uma nova maneira de vestir os Voduns e seus filhos, ignorando a tradições centenárias, originarias de uma Religião milenar e, desrespeitando, de forma muito preocupante, a essência de cada Vodun.
Com o cuidado de não ditar ou impor um código vestuário, apontaremos abaixo, apenas algumas violações (as mais recorrentes) que comprometem as tradições do Candomblé, descaracterizando de forma muito triste a nossa religião, bem como, algumas recomendações da nossa Casa.
VODUNSY
MOKAN: Uso indispensável até um ano. Podendo ter punições, e fazer uso novamente quando os REIS (SOBO, BESSEN e AZONSU) determinar.
MOKAN DE BRAÇO: Uso Indispensável até o cumprimento de um ano.
CABELOS: Sempre tecidos; ou seja, trançados.
ROUPA DO DOROZAN:
MERÊ:Saia, cinta,pano da costa, calçolão até o joelho, camisu , sem sutiã .
ASU:Calça e camisa
VODUNSY DO SEXO MASCULINO
CALÇA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL JEANS, BERMUDA, ETC.)
CAMISA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL CAMISA DE CRIOULA – USO EXCLUSIVO PARA MULHERES, Também não se usa camiseta); FILÁ, ELETIEWE
(ÉKÉTÉ): – NÃO É TOLERAVEL O USO PANO DE CABEÇA – À exceção do recebimento de Asè, em Oro); Só quem usa o lenço na cabeça é a regente da casa ou seja; a GAYAKU. EKEDY , também não coloca pano em cabeça.
OGÁ (OGAN):
CALÇA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL JEANS, BERMUDA, ETC.)
CAMISA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL CAMISA DE CRIOULA – USO EXCLUSIVO PARA MULHERES, também não se usa camiseta);
OGAN DO JEJE NÃO COBRE CABEÇA (NÃO É TOLERAVEL O USO PANO DE CABEÇA – À exceção do recebimento de Asè, em Oro);
EKEJI (EKEDE):
SAIA: Ekeji não usa saia com anáguas de baiana;
TOALHINHA: A cada dia é mais raro vermos uma Ekeji com uma toalhinha para “enxugar” os Voduns . Ekedy , usa vestido composto.
ADES, COROAS E PARAMENTAS DE VODUNS:
DISCERNIMENTO E COERÊNCIA: Deve-se ter coerência ao vestir os VODUNS (Nossos deuses são elementos da natureza, que utilizam representações da natureza, POR ISSO NÃO DEVEM SER CARNAVALIZADOS);
MÁSCARAS: É inadmissível a utilização de máscaras na confecção da Roupa dos Voduns;
ALTURA DOS ADES: Deve se ter discernimento, coroas são coroas e não paramentos carnavalescos gigantescos;
OLISA:OLISA SÓ USA BRANCO. Esse é um VODUN DO BRANCO, não admite prata ou “azul clarinho”
PENAS.: Nossa religião é tribal, mas não indígena, a utilização de penas na confecção das roupas dos VODUNS deve ser ponderada e não excessiva;
SOBO: Não tolera roupas roxa ou preta;
ZERIN:
HOMENS: Calça, Camisa de Ração (brancos) .
MULHERES: Saia de ração e camisa de crioula .
PROÍBIDO: Brilho, bordados vazados . Zerin, como se vestir e se comportar:
Em dia de Zerin não se usa roupa enfeitada, bordados vazados, jóias, maquiagens, contas tipo enfeite, brilhosas, de gomo etc.
Mulheres usam peças normais: ojá ori, camisu, saia, calçolão e pano da costa que a partir de certo momento deve ser envolto ao pescoço.
As contas são normais.
Ojá ori sem orelhas. Relembrando que não se cobre cabeça em algumas casas Jeje e pode-se usar cor.
Homens usam camisa simples, filà, camisa e conta simples.
Se posicione de acordo com sua idade de santo e só tire o pé quando seu mais velho tirar e nunca se esqueça de pegar moedas com quem está presidindo o ritual e seus mais velhos que tem algum tipo de ligação com sua iniciação, respeitando sempre a presença de pessoas ilustres como os Hungã, os antigos que foram prestigiar o morto.
Só faça aquilo que SAIBA. Não tenha vergonha de perguntar.
Saiba entrar e sair da frente da cuia.
NUNCA fique parado em frente aos ogãns quando a cuia estiver em silêncio. Saia logo e tenha cuidado e educação ao "tirar" quem tá dançando, pois se foi na sua frente, é seu mais velho.
Quando for dar moeda a quem está dançando, cuidado para não fazer tumulto, espere sempre o momento mais oportuno.
Lembre-se de levar moedas para trocá-las, nunca são demais!
E entenda que Zerin gasta e por isso não se esqueça de levar SUA CONTRIBUIÇÃO!
Se estiver no Zerin de visita, tenha o cuidado de trajar roupas sociais, se for mulher usar vestido ou camisa e saia decente, pano da costa e ojá. Como disse antes, deixe a maquiagem, perfumes fortes e as jóias em casa, pois Akutito adora esse tipo de coisa. E tenha o máximo cuidado ao tirar o pé, pois em Zerin a maioria das cantigas tem finalidade específica. saiba sempre a sua hora.
Procure não se destacar muito, pois quando Akutito "chegar" ele deve ver todos iguais. Cuidado para não ser o ibosé!
Akutito gosta de no último dia, ver todos os que foram no primeiro!
Eu adoro Zerin, e você?
Zerin mamoê Zerin mamo Wà akaka ê !
As observações sobre vestimentas valem também para dia de enterro onde jóias, batas, torços engomados com orelhas, contas enfeitadas, maquiagem, panos bordados. Tudo isso é dispensável.
BATA:
QUEM PODE USAR: A utilização da bata é restrita as autoridades femininas da Casa (autoridade máxima, GAYAKU etc. – Se todas as HUNGÃ usarem batas, será impossível distinguir as autoridades);
CUMPRIMENTO: Bata é Bata e não vestido! Um ditado tradicional: Quanto Maior a Bata, Maior a Ignorância da Hungã.
PANO DE CABEÇAS:
QUEM PODE USAR: A utilização do Pano de Cabeça é restrita à Gayaku (o Humbono (homem) “em sua casa” tem a autonomia de fazer o uso de Fila,ELETIEWE (Ekete); ou optar o uso ou não. O pano de cabeça, poderá ainda ser utilizado por homens, em obrigações internas em que o mesmo está “recebendo asè, como por exemplo Bori”).
FIOS DE CONTA.:
AFRICANOS/CORAIS/PEDRAS: de uso exclusivo para autoridades do Candomblé e as pessoas com obrigação de sete anos (obrigações arriadas).
CUMPRIMENTO: A saia deve ser longa, cobrindo o calçolão, que vai até o joelho (o uso de saieta é cabível somente para Voduns masculinos .
ROUPAS BRILHOSAS E BORDADOS:
ROUPAS BRILHOSAS: A utilização de roupas com muito brilho está condicionada ao Vodun e à determinados Vodun (existem roupas para dançar o Hun e roupas para vestir os Vodun, sendo que alguns também não toleram o brilho);
BORDADOS: As roupas bordadas como Rechilieu, Asa de Mosca, Roda de Quiabo e panos mais elaborados, são de uso exclusivo para autoridades e pessoas com obrigação de sete anos arriada;
BRINCOS :
Vodunsy de Vodun Asu (Santo Masculino), não deve usar brincos.
O jeje, pede que as pessoas reflitam sobre a essência de nossa ancestralidade, os Voduns. Um Vodunsy precisa aguardar a conclusão de suas obrigações, para a utilização de determinadas vestes, não a coloca inferior à ninguém, muito pelo contrário, mostra somente sua resignação por um determinado período, em obediência às regras do Candomblé pelo seu Vodun. O cumprimento desses interditos, confere ainda mais valor à obrigação de sete anos, em que a então o Vodunsy, poderá utilizar-se de outras indumentárias, estando desta forma, em outra fase de sua jornada religiosa (torando-se um mais velho). No Candomblé, todos os passos são galgados, assim como na vida, afinal, a criança não nasce andando, existe um processo de aprendizagem. Uma mãe preservadora resguarda sua filha das maquiagens até a idade certa, etc. Assim é o Candomblé.
Um Ogá não pode se sentir desprezado por não vestir-se como um HUMBONO, ele sim, deve se sentir orgulhoso em pode estar preservando a cultura dos antigos Ogan. Um Ogan vestido com Ogan, é facilmente identificado em meio a multidão. O mesmo se aplica aos HUMANOS, que não podem almejar as vestes femininas, pois nesse caso, ao invés de mostrar poder e distinção, evidência sua falta de conhecimento sobre a liturgia de cada elemento utilizado. Não temos a intenção de ditar regras, mas sim, expor os costumes, aprendidos ao longo de gerações, divulgando e esclarecendo muitas pessoas que jamais foram orientadas sobre como se vestir no Candomblé e por isso, cometem tantos erros.
Cordialmente , a todos em nome dos REIS.
Mãe Equedy Rose de Iemonjá exemplo no Kwê Sejá Gu Warulejí. Parabéns mãe Rose kònlònfé. Que Ogum lhe abençoe sempre e abundantemente.

 

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