Breaking News

O PÉ DE DANÇA


 Preservando a tradição dos antigos africanos que ajudaram na formação do Candomblé aqui no Brasil, grandes terreiros, como Ilé Àse Òpó Àfonjá, Engenho Velho e Gantois, comemoram Oxossi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) no dia de Corpus Christi, um ritual católico que representa o alimento espiritual ou "Corpo de Cristo".

Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264. Essa festa católica é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições e são organizadas todos os anos pelas igrejas.
Nesse dia, os católicos celebram a presença de Jesus na hóstia consagrada, daí o nome da festa que, traduzindo para o português é o dia do "Corpo de Cristo". Esta é a única ocasião do ano em que a Eucaristia, outro nome da hóstia consagrada, sai às ruas em procissão. Para os católicos, Jesus segue ali no ostensório, aquele objeto que tem ornamentação que lembra os raios do sol (para os católicos, Jesus é o sol da humanidade). Um dos dogmas da Igreja é exatamente o de que o pão (a hóstia) ao ser consagrado pelas palavras e imposição das mãos do padre durante a missa torna-se o corpo de Jesus e o vinho, o seu próprio sangue.
Nessa data, as ruas costumam serem todas enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa. Essa tradição surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.
Para proteger o Candomblé contra a repressão da época, os antigos africanos desenvolveram uma correlação dos Orixás com os santos católicos que foi denominada de sincretismo afro-católico. Durante muito tempo o sincretismo serviu como ligação entre as duas religiões.
Atualmente, muitos terreiros de Candomblé não usam mais o sincretismo como instrumento de identificação, porém muitas festas de Candomblé ainda são feitas em datas comemorativas aos santos católicos, como é o caso de Oxossi e Corpus Christi.
Não se tem um consenso sobre o porquê da festa de Oxossi destas Casas acontecer no dia de Corpus Christi. Para alguns estudiosos, a solenidade da data dava uma certa liberdade aos escravos (o Candomblé é originado de cultos africanos) o que lhes permitia, junto aos libertos, fazer uma grande festa.
Para outros estudiosos, a explicação para relacionar essas duas festas é porque neste dia o primeiro andor que vinha à frente da procissão de Corpus Christi era o de São Jorge, a quem Oxossi foi associado.
Para o Ogan e escritor José Beniste, o sincretismo teve sua importância em aproximar o Candomblé ao Catolicismo. "Aliás, acho que os antigos africanos foram sábios ao criarem o sincretismo afro-católico, que embora nós saibamos que São Jorge não é Ogum, São Sebastião não é Oxossi, Santa Bárbara não é Yansã e o Senhor do Bonfim não é Oxalá, é inegável certas analogias. Nos festejos do Senhor do Bonfim e de Corpus Christi, por exemplo, é notório que os candomblecistas estão reverenciando o Orixá, mas em um dia dedicado a um santo católico".
Pai Wellington de Omolu e Pai Dofono de Oxossi têm pensamentos idênticos quando dizem que é complexo desassociar a simbologia afro-religiosa destas festas, pois a não participação dos candomblecistas iria descaracterizá-las, como é o caso da Lavagem do Senhor do Bonfim que sem as Yalorixás e suas águas de cheiro não teria o mesmo sentido. "Não estou em defesa do sincretismo, porém acho que em respeito aos ancestrais não vejo nenhum problema tocar para Oxossi no dia de Corpus Christi".
Já a Yalorixá Nádia de Oxossi diz que não faz sentido tocar para Oxossi no dia de Corpus Christi, só porque é quinta-feira.
Polêmicas à parte o fato é que muitos candomblecistas, seguindo os Candomblés tradicionais, festejam Oxossi no dia de Corpus Christi.
Oxossi aclamado como rei de Ketu, senhor das matas e dono da arte da caça, por isso mesmo é o provedor da comunidade que protege - o que não deixa de ter relação com a festa católica, afinal Jesus, nas formas de pão e vinho, é também alimento. Essa festa celebra também a prosperidade.

Postar um comentário

0 Comentários