Breaking News

A cabeça de Oshossi (Oxóssi)


 Quando Oxóssi desencarnou, ele entrou pela terra e deixou de fora sua cabeça para que ela fosse removida espiritualmente. Para nós iorubás, a cabeça, ori, é o centro vital, é tudo. Quem cuida de sua ori, cuida de todo corpo. Cuida do passado e do presente.

É responsabilidade de Arole Oduduwa, Ooni de Ifé, cuidar da cabeça de Oxóssi.
A cabeça de Oxóssi (na foto) não é uma representação de madeira ou pedra, é sim, a original, que se converteu em uma efígie de pedra viva.
Oxóssi é um orixá poderosíssimo. Todos os meses de janeiro (entre 15-17) se celebra na cidade de Ifé, o Festival de Obatala, e a festa de Oxóssi tem lugar preservado no festival.
No dia da festa de Oxóssi, é o único dia em que a cabeça de Oxóssi é retirada do Palácio e levada até o asè de Obatala. No percurso mantém-se a cabeça alimentada com bebida alcoólica. No asè de Obatala, Ooni de Ifé realiza os sacrifícios, faz as preces para que todo o povo tenha um ano próspero. Prosperidade não só financeira, mas sucesso em tudo que você colocar sua cabeça, sua força, seus projetos, sonhos, interesses.
Este dia também é um dos únicos em que é permitido o rei dançar. E quando Ooni se move, as pessoas são tomadas pelo espírito de Oxóssi e entram em transe. Dançar é exclusivamente espiritual para Ooni de Ifé.
É um dia de festa. De força. Muita energia é liberada e todas as preces feitas junto ao sacrifício realizado a Oxóssi são atendidas.
É uma experiência única pisar o chão que nossos antepassados pisaram e poder reverenciar aquele que nos concede a fartura.
Vocês já estão convidados a virem no próximo janeiro deixar sua homenagem, agradecimentos e pedidos a Oxóssi, aqui onde o mundo começou, em Ilê Ifé.
Oke Aro! Arolê!
O ti See se ooo!

Postar um comentário

0 Comentários