Breaking News

O FOLCLORE NA SALA


 Todos sabemos que o verdadeiro candomblé não é feito na sala, não é aonde um Ìyawo nasce, não é aonde perdemos o nosso cabelo, não é aonde o pai de santo passa a navalha.

O verdadeiro candomblé é feito no útero de Oṣun, no Ronkò.
É onde passamos por todos os atos, onde verdadeiramente nasce o Sagrado.
Muitos criticam a Ilê do próximo, julgam a vestimenta de um Orisà, o ilà do Orisà da casa do próximo, riem do Ìyawo que não tem pé de dança. Mas esquece que no seu próprio Ilê o pai de santo esqueceu de folhas na Sassanha, não foi apresentado na cachoeira pra Oṣun, não mergulhou para buscar o otà porque diz que não sabe nadar para o pai de santo.
Você pode rir do Bàbá, jogar nomes de Bàbálorìsas/Iyalorisá na internet mas os filhos deles passaram por todos os atos, seguiu os preceitos certo a risca, por amor ao Orisà.
Mas não é isso que importa, e sim a sua postura como Lèssi Orisà, que entra na sala de um Ilê de outro Bàbálòrìsà/Iyalorisá, com um torço de 3 metros, com pano no ombro, vestido de panos caros, e não tomou a obrigação de 3 anos.
Respeito o folclore na Sala de outro Àsé, porque um Yiawo que não tem pé de dança, bancou a festa para encher sua barriga de cerveja e comida para você não sair falando mal.
Respeite o folclore por que o verdadeiro CANDOMBLÉ é no Ronkò.
Adùpé
Texto | Fabio Domingues • Ìjọba ìyawo

Postar um comentário

0 Comentários