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SACRALIZAÇÃO ANIMAL NA UMBANDA, SIM, NÃO TALVEZ?


 Nessa última semana foi agraciado com dois bons posts sobre o assunto, um em favor e outro contra sobre o tema e eu gostaria de trazer uma análise sobre esse fato.

A umbanda é uma religião agregadora ( << grave bem essa palavra) de cultos, entre os quais podemos facilmente presenciar os cultos africanos e ameríndios, e por último ( em forma de protesto pela passagem do caboclo das 07 encruzilhadas sob o médium Zélio) as doutrinas espírita-cristão (kardecismo).
Um fato que deve ser diuturnamente explanado aos irmão de fé é que os diversos cultos AGREGADOS pela umbanda já existiam séculos aqui no brasil de modo distinto. No Maranhão já existia o candomblé de caboclo ( boidadeiros e cacoclos de pena) e no culto do norte de nordeste essas entidades
recebem sim oferendas sacralizadas, seja um galo, uma ave de caça, um cabrito, isso que falo agora não é achismo, é fato documentado da história.
Outro culto AGREGADO pela umbanda e atrelado às suas 07 linhas de trabalhos são os orixas, ogun, oxum, xango, obaluaiê, nanã, yansa, oxossí, oxalá e as crianças (erês/ibejis), todos esses nomes e as energias que os circundam (seja falangeiros ou não) no seu culto matriz (ÁFRICA) ou adaptado (candomblé) existe e é fundamental a sacralização animal e pegando essa deixa falo dos nossos exus (<<palavra agregada do culto nagô -yorubá) e pombo-gira/ bombogira ( palavra agregada do culto de Angola), que eu prefiro chamar de compadres e comadres. Essas entidades desde o seu princípio ( no culto de kimbanda) já recebia a sacralização animal de forma muito aproximada as oferendas dadas ao exú bara ( candomblé alaketu) ou aluvaiá e bombogria ( candomblé de Angola), poderia continuar falando do culto aos ancestrais ( afro-brasileiro e ameríndico em similaridade)que foi agregados a umbanda sob a linha das santas almas
O que eu quero trazer com isso tudo isso é que a sua vivência da umbanda não pode e não será base de visão universal, se a sua casa não faz o uso da sacralização animal OK, você continua sendo umbandista porque sua corrente AGREGOU uma linha mais cristã ( que erro tem nisso?)
Se a sua umbanda faz uso da sacralização animal OK, você continua sendo umbandista porque sua corrente agregou as características originais ( ou mais próximas possível ) do que essas falanges pedem desde o seu início ( que erro tem nisso?)
Agora, se você quer fazer da sua vivência particular uma regra universal eu deixo uma dica, DESAGREGA e veja o que sobra da umbanda.
Eduardo, dofono de Ogun.

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